Nova estratégia para evitar radares de velocidade: atitude criminal pode causar consequências graves
Vídeo que viralizou nas redes sociais demonstra criatividade de motoristas ao tentar enganar radares; Saiba as consequências de tais ações.
Há pessoas que se acham mais espertas que a maioria, por conseguirem burlar as leis, mesmo que isso signifique colocar em risco a sua própria segurança e de outras pessoas. Prova disso é um vídeo que viralizou nos últimos dias nas redes sociais. Nele, os criminosos abusam da criatividade para tentar enganar radares de trânsito. No entanto, vale lembrar que a fraude pode ter consequências sérias aos engraçadinhos, uma vez que a prática é crime.
No vídeo, os condutores usam um adesivo sobre a nova placa (modelo Mercosul) da mesma cor da versão oficial para adulterar as informações contidas no equipamento. Assim, a placa exibe letras e números aleatórios. O objetivo por trás dessa ação é simples: impedir a identificação dos carros em radares de fiscalização, evitando as multas.
Ver essa foto no Instagram
Nas imagens é praticamente impossível detectar alguma diferença. Assim, as alterações só ficam visíveis ao se aproximar, demonstrando, então, que as informações contidas na placa são falsas.
Golpe do radar é crime
O condutor que usar equipamento, dispositivo ou suporte eletrônico para impedir a identificação ou leitura da numeração da placa do carro está cometendo uma infração. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a natureza da penalidade é gravíssima. Ou seja, o infrator recebe uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
Outro ponto importante é que, além de infração de trânsito, a ação de adulterar as letras e números da placa consiste em fraude, ou seja, é crime. Os responsáveis pela adulteração das informações de uma placa de carro podem ser presos e responder judicialmente por seus atos.
Portanto, para evitar dores de cabeça, a regra é simples e direta: respeite os limites de velocidade das vias, sejam elas ruas ou estradas. Além de evitar as multas e outras punições, a ação garante a segurança de todos os envolvidos no trânsito, sejam eles outros motoristas ou mesmo pedestres.