Retorno triunfal? Novo VW Golf é mostrado ao mundo com rumores de retorno ao Brasil

Esta é a oitava geração do modelo, que completa 50 anos.

Em um momento em que muitos veículos tradicionais, movidos à combustão, encerram seus ciclos, o Volkswagen Golf comemora 50 anos ganhando uma nova versão. A linha 2024 já foi lançada na Europa e traz uma pequena atualização visual, além de ganhos em termos de motorização e tecnologia. Esta é a oitava geração do veículo “cinquentão” que, ao que tudo indica, ainda tem muito a oferecer.

O modelo recém-lançado une modernidade e tecnologia. Prova disso é que traz trens de força eletrificados, o que permite ao carro ficar mais econômico e potente em praticamente todas as configurações. Além disso, vem equipado com novas tecnologias de segurança e conectividade, sem perder suas características de hatch médio.

O que mudou

VW Golf 2024 (Foto: Divulgação)
VW Golf 2024 (Foto: Divulgação)

Visualmente, as mudanças no Golf 2024 são poucas: ele trocou o desenho externo do conjunto óptico. Mas a novidade fica mesmo por conta dos novos recortes internos do para-choque dianteiro, além de uma nova base para o para-choque traseiro e arranjos internos para os faróis e lanternas.

É importante lembrar que os desenhos do para-choque frontal mudam a cada opção. Nos esportivos GTI e GTE, por exemplo, as tomadas de ar são mais agressivas e as luzes de neblina mais “encravadas” dentro das colmeias.

Os futuros proprietários também poderão optar por incluir um logotipo dianteiro luminoso.

Motorização

Contudo, as maiores e significativas mudanças estão em outras áreas tecnológicas, como a motorização que ganha o auxílio dos sistemas híbridos leve de 48 Volts (MHEV) e plug-in (PHEV).

A versão esportiva GTI, por exemplo, tem potência 2.0 turbo a gasolina da família EA888 aumentada de 245 para 265 cv. Já o esportivo híbrido plug-in GTE pode atingir 272 cv com o motor 1.5 TSI Evo2, aliado a um outro motor elétrico plug-in.

Vale destacar que esse mesmo motor também estará no eHybrid, versão com recarga externa. Porém, neste caso, são até 204 cv combinados. Além disso, todos seguem gerenciados pelo câmbio DSG automático de dupla embreagem e sete marchas.

Há também as versões “civis” com motores 1.0 e 1.5 TSI híbridos leves de 115 e 150 cv, respectivamente. Em tempo, há opções 2.0 turbo somente a combustão.

Autonomia

A montadora afirma que as configurações híbridas plug-in podem ter autonomia de até 1.000 km por reabastecimento, sendo 100 km de alcance em modo apenas elétrico. Já quando se trata de capacidade de recarga rápida (DC) é de até 50 kW, enquanto a lenta (AC), pode chegar a 11 kW.

Brasil

Já a versão do Golf R, a mais envenenada de todas, está em estudo para o mercado brasileiro. Apesar de ainda tão ter sido oficialmente apresentado, espera-se que extraia até 330 cv do motor 2.0 TSI EA888.

Tecnologias na parte interna

Se por um lado, o novo Golf não traz uma revolução interna, pode-se dizer que há mudanças importantes como, por exemplo, a adoção da central multimídia MIB4, de até 12,9 polegadas. A versão, mais moderna e rápida, inclui comando de voz inteligente, além de integração com inteligência artificial.

Também não se pode esquecer do assistente de estacionamento autônomo, capaz de controlar volante, acelerador e freio, assim como calcular a largura ou comprimento da vaga para saber se, de fato, o carro cabe ali.

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