Qual a cidade com o melhor transporte público do mundo? Veja ranking
Pesquisa que avalia a mobilidade urbana em grandes cidades elege os locais com o melhor transporte público.
O transporte público de qualidade é uma demanda de milhões de cidadãos brasileiros, sobretudo os que moram nas grandes cidades. Ao redor do mundo, muitos locais se destacam pelos investimentos no setor que garantem a qualidade dos serviços prestados à população.
O ranking das cidades com os sistemas de transporte público mais eficientes tem no pódio três cidades europeias: Helsinque, Amsterdã e Estocolmo. Os governos dessas regiões apostaram em infraestrutura e eficiência em detrimento de novas soluções inovadoras, como carros autônomos.
Outras cidades que também costumam ocupar posições altas no levantamento, como Londres e Tóquio, perderam alguns lugares na última edição, referente.
O Índice Urban Mobility Readiness Index do Fórum Oliver Wyman, levantamento realizado em parceria com a Universidade de Berkeley, da Califórnia, está em sua 5ª edição. A pesquisa traz dados de 65 cidades referência em mobilidade, além de recomendações para melhoria do transporte público e da mobilidade sustentável.
Soluções financeiramente acessíveis, simples e eficientes foram apontadas como a saída para o enfrentamento de desafios econômicos e climáticos mundiais. Os pesquisadores entendem que cidades com sistemas de mobilidade que atendem a esses requisitos podem estar mais preparadas, por exemplo, para lidar com o aumento da temperatura global.
Campeões do ranking
Em primeiro lugar do índice, Helsinque, capital da Finlândia, se destaca pelas zonas sem carros e pelos investimentos em infraestrutura para ciclistas e veículos elétricos. Também chama atenção a crescente rede de transportes públicos e as estratégias como aumento na oferta e bilhetes com preço acessível.
Amsterdã (Holanda), Estocolmo (Suécia), São Francisco (Estados Unidos) e Munique (Alemanha) fecham o top 5.
Outra cidade que fez bonito é Hong Kong, líder do Subíndice de Transporte Público pelo segundo ano consecutivo. Seu modelo de transporte público é eficiente, com acessibilidade e passagem acessível, segundo a pesquisa.
“Mesmo as cidades classificadas na metade inferior do Índice podem dar passos em frente na modernização dos seus sistemas de mobilidade com investimento contínuo nos aspectos essenciais, é o exemplo de Jeddah e Bangkok, que subiram no ranking nos últimos dois anos graças a esforços determinados para aumentar o número de passageiros do transporte público com tarifas acessíveis”, pontua o relatório.