BYD versus Toyota: novo carro da chinesa pode encerrar reinado do Corolla
Fabricante de elétricos campeã de vendas no segmento prepara lançamento de sedan híbrido médio no Brasil.
A fabricante chinesa campeã de vendas no segmento de elétricos pode colocar em risco a soberania do Toyota Corolla, o sedã médio híbrido mais emplacado do Brasil em 2023. Isso porque a BYD tem planos de lançar um modelo que pode rivalizar com o carro da montadora japonesa em 2024.
O King, carro mais vendido da China, deve chegar ao Brasil nos próximos meses após a migração da linha da marca para a América Latina.
Segundo informações do Autoesporte, o sedã médio desembarcará por aqui no próximo ano com motorização híbrida e versões semelhantes Song Plus, já disponível em uma versão no país. Se isso se confirmar, o BYD King será o segundo sedã da marca no mercado nacional, ao lado do esportivo BYD Seal.
BYD King
O carro tem porte médio, com 4.780 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.710 mm de entre-eixos, bastante semelhante às medidas do Toyota Corolla. Com um visual moderno em todas as linhas, ele vem com uma faixa de LED acima dos faróis que lembra bastante o BYD Dolphin
Por dentro, o destaque fica para a tela multimídia giratória de 15,6 polegadas e o cluster digital de 8,8 polegadas, além do acabamento macio ao toque.
Apesar de todos os atrativos, o grande diferencial do modelo é a economia. Sua motorização de lançamento ainda não foi confirmada, mas ele deverá ser equipado com motor 1.5 DM-i híbrido com 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. Já o propulsor elétrico gera 179 cv de potência e 33,1 kgfm de torque.
O conjunto de baterias de 18,3 kWh fabricado pela própria BYD permite que o King alcance até 100 km de autonomia no modo elétrico, segundo o ciclo chinês WLTC. Ou seja: o veículo pode fazer até 26,3 km/l adotando o mesmo parâmetro.