As tendências do mercado automotivo e as marcas que vão ‘bombar’ em 2024
Grandes montadoras prometem lançamentos bastante aguardados e atualizações tão esperadas quanto eles.
As grandes montadoras de veículos mundiais começaram o ano anunciando uma série de novidades para o Brasil em 2024. São dezenas de lançamentos e atualizações previstos, alguns deles bastante aguardados pelo público e pelo mercado automotivo.
Porém, quais delas conseguirão alcançar o sucesso esperado? E quais vão conseguir repetir o bom desempenho de 2023? Essas respostas ainda estão no campo da especulação, mas com os anúncios recentes já dá para começar a analisar.
Quais fabricantes devem ‘bombar’ em 2024?
Toyota, RAM, Citroën e GWM dão bons indícios de crescimento ao longo deste ano. A RAM se destaca pelo lançamento da Rampage, picape nacional que caiu nas graças dos consumidores e alavancou os resultados da empresa em 2023. No ano passado, a marca só perdeu em crescimento para a BYD.
No caso da Toyota, que cresceu “apenas” 0,5% no último ano, o novo período será focado no lançamento do Yaris Cross, seu SUV utilitário-esportivo compacto que vai bater de frente com T-Cross, Tracker e Creta. O modelo inédito pode colocar a montadora em um novo patamar no mercado brasileiro.
Assim como a Toyota, a Citroën também avançou 0,5% em 2023, mas tudo pode mudar agora. A francesa se prepara para lançar o C3 Aircross de sete lugares, um dos poucos representantes da categoria que deve brigar com utilitários-esportivos e com o Spin, além de um novo SUV cupê na plataforma do C3 Aircross.
Quem também entrou na lista pronissora foi a chinesa GWM. O grande sinal de sucesso da fabricante que chegou ao Brasil no ano passado é o início da produção nacional. O primeiro veículo da marca produzido por aqui será uma picape, mas ainda não há muitos detalhes sobre ela.
Renault, Nissan e BYD
A Renault cresceu ainda menos que Toyota e Citroën: só 0,17%. Para 2024, a empresa espera uma virada com a chegada do Kardian, primeiro SUV da marca. Contudo, o avanço nas vendas deve ficar abaixo das concorrentes com a saída do Stepway de linha.
O grande trunfo da Nissan será a nova geração do Kicks com motor 1.6 turbo, mas a probabilidade de um avanço muito expressivo neste ano é pequena. Apesar disso, a empresa pode surpreender com o SUV.
A situação da BYD é bem diferente das duas montadoras que acabam de ser citadas. A chinesa foi a fabricante que mais cresceu no ano passado, boa parte do sucesso atrelado ao Dolphin. Em 2024, o Dolphin Mini chega como uma nova opção de entrada da marca, que também acelera para iniciar a produção nacional entre o fim deste ano e o início de 2025.
Três gigantes e a Volvo
As três maiores montadoras do Brasil cresceram 10,5% (Fiat), 28,2% (Volkswagen) 12,5% (Chevrolet) em 2023 em relação ao ano anterior, tendência que deve continuar nos próximos meses. Por hora, elas têm tudo para manter o protagonismo do mercado e promover uma disputa ainda mais acirrada pelo topo.
Quando o assunto é luxo, a Volvo se destaca com o início das entregas do EX30, modelo que pode colocar a marca na liderança do segmento. O carro elétrico é vendido a partir de R$ 225 mil, preço que não deverá ter um reajuste muito expressivo com a volta do imposto de importação, uma vez que a empresa absorverá parte do custo.