Na dúvida entre carro próprio ou apps de transporte? Descubra a melhor escolha para economizar
Deslocamento em grandes centros passa por transformações; Entenda, para a sua realidade, o que é mais vantajoso.
Com as mudanças nas formas e opções de deslocamento nos grandes centros, muitas pessoas estão revendo a necessidade de ter um carro. Até porque, manter um veículo na garagem tem uma série de custos fixos, além do corriqueiro problema da falta de estacionamento. Com a chegada de aplicativos de mobilidade como, por exemplo, a Uber e a 99, abrir mão do carro não parece ser uma ideia tão ruim.
No entanto, antes de tomar uma decisão como essa é preciso observar as vantagens e desvantagens de comprar um carro, assim como de utilizar aplicativos de transporte.
Custos: Uber x carro próprio
A compra de um carro envolve custos que vão desde o preço efetivo da compra a gastos como seguro, manutenção, combustíveis e impostos. Também é necessário observar a depreciação do veículo ao longo dos anos.
Já quando se trata de aplicativos de transporte, o custo geral pode ser mais interessante para quem não precisa se deslocar com frequência. Assim, o gasto fica concentrado apenas nos usos pontuais, sem haver outras preocupações, como manutenção, seguro ou estacionamento.
Conveniência e flexibilidade
No caso do carro próprio, a principal conveniência em ter um carro na garagem é o deslocamento em viagens a locais sem acesso fácil por transporte público, além da flexibilidade de horários.
Por outro lado, optar pelos aplicativos de transporte é ter a conveniência de não precisar dirigir, muito menos procurar vagas para estacionar. Contudo, pode haver momentos em que haverá menor disponibilidade de carros ou valores mais altos, como em horários de pico.
Impacto ambiental
Quando se trata de impactos ambientais, um carro particular é uma grande fonte de emissão de carbono, o que contribui para a poluição e mudanças climáticos. Aqui, a vantagem dos aplicativos é justamente a diminuição de carros em circulação, o que faz, portanto, caírem as taxas de emissões.
Estilo de vida
Para muitas pessoas, ter um carro é questão de estilo de vida, seja por independência ou status. Igualmente, os que optam pelos aplicativos de transporte querem um estilo de vida mais prático, sem as responsabilidades de ter um carro na garagem.
A decisão de comprar ou não um carro depende de fatores que vão desde o estilo de vida à necessidade de deslocamento. Se para uns ter um carro é ter flexibilidade e conveniência, para outros, os aplicativos de transportes se colocam como alternativa econômica e sustentável. É só mesmo a partir de uma avaliação do dia a dia que é possível tomar a decisão mais acertada.