De olho na lei: tem limite de idade para dirigir moto no Brasil?
Saiba o que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre a situação específica.
Muita gente gosta de dirigir motocicleta pela sensação de liberdade, assim como pela agilidade de enfrentar o trânsito sobre duas rodas. No entanto, justamente pelo o fato de o motorista ficar mais vulnerável a acidentes, muita gente tem a mesma dúvida: qual é o limite de idade para pilotar uma moto?
Na verdade, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui regras bem específicas em relação à validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e é justamente aqui que encontraremos a resposta para o questionamento.
Qual é a idade máxima para dirigir uma moto?
A resposta pode surpreender muita gente, mas o Brasil não possui uma lei que determine uma idade máxima para a condução de veículos de duas rodas. O mesmo se aplica para qualquer tipo de automóvel. Ou seja, enquanto o condutor demonstrar ter aptidão, ele poderá conduzir o veículo que desejar, desde que o modelo esteja contemplado em sua categoria da Carteira Nacional de Habilitação.
Portanto, é preciso que cada pessoa conheça o seu limite e capacidade cognitiva para não se colocar em risco ou trazer insegurança ao trânsito. Além disso, é necessário estar com a CNH dentro do prazo de validade, ou seja, tendo aprovação em todas as etapas de renovação do documento, conforme as leis locais.
Validade da CNH para idosos
A validade do documento que dá permissão para dirigir depende diretamente de um fator: a idade do motorista. Segundo a legislação brasileira de trânsito, o prazo de validade da CNH em 2024 é de:
- Para condutores com até 49 anos – 10 anos;
- Para quem tem idade entre 50 e 69 anos – 5 anos;
- Condutores com mais de 70 anos – 3 anos.
Qual o processo para renovar a CNH do idoso?
Independente da idade, o processo de renovação da CNH é o mesmo. Ou seja, todos devem cumprir as etapas propostas pelo Departamento Estadual de Trânsito.
Assim, em toda renovação, o motorista precisa realizar exames médicos e de aptidão. Até porque, independente da idade, são por estas etapas que o condutor comprova que segue apto e lúcido para conduzir veículos.