Risco real ou conversa de frentista: rodar na reserva estraga o carro?
Saiba se dirigir constantemente com o combustível no final pode levar o seu veículo para a manutenção muito mais cedo que o esperado.
Muita gente defende que não tem problema rodar por aí sempre com o carro com o combustível já no finalzinho. Mas, na prática, não é bem assim. Especialistas apontam que é só uma questão de tempo para começarem a surgir os problemas mecânicos por estar sempre com o carro na reserva.
Um tanque com pouquíssimo combustível pode ser o cenário perfeito para ocorrer um maior aquecimento do motor da bomba, diminuindo a vida útil.
Outros problemas
Além disso, o constante uso da gasolina do tanque reserva facilita a aparição de outros problemas que podem comprometer o funcionamento da bomba, facilitando a sucção de resíduos sólidos de contaminação no combustível. Também não se pode ignorar o risco de pane seca, uma vez que a indicação do nível de combustível pode não ser tão precisa assim.
Mitos e verdades
Se por um lado algumas pessoas acreditam que o melhor é deixar o tanque sempre cheio para forçar menos a bomba de combustível, por outro, há quem prefira que o tanque esvazie antes de abastecer novamente. Entretanto, na prática, não há um modelo universal correto. O que é necessário é entender o tipo de uso do condutor.
Quando se fala em um carro que roda constantemente, consumindo uma média de dois tanques por mês, não há diferença entre completar várias vezes ou esperar o combustível diminuir o nível para abastecer. Nesse cenário, não dá tempo nem de forçar a bomba, nem do combustível ficar velho. O que não pode mesmo é rodar com pouquíssimo combustível, sobrecarregando o sistema.
Já quem não tem o costume de usar o veículo todos os dias, deixando-o parado por mais de 15 dias, a recomendação é que o tanque esteja sempre cheio. Assim, ao diminuir o contato do combustível com o ar, mais tempo ele vai durar em sofrer oxidação. Outra dica é também optar por combustíveis com boa resistência à oxidação, como a gasolina aditivada ou do etanol, por exemplo.
Andar na reserva não traz economia
Ao contrário do que muita gente pensa, circular na reserva não economia combustível. É apenas um adiamento do gasto para encher o tanque e a certeza de que precisará de manutenção muito em breve.