Qual o SUV flex mais econômico do Brasil? Vencedor faz quase 18 km/l

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular traz dados sobre o consumo de modelos produzidos por 36 montadoras.

Um carro eficiente garante ao proprietário o benefício de não desembolsar tanto dinheiro toda vez que vai ao posto de combustível abastecer. A eficiência é, inclusive, um dos principais requisitos avaliados por muitos motoristas na hora de escolher o carro que vai comprar.

Para auxiliar os brasileiros, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualiza periodicamente os dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). O levantamento apura as médias de consumo de 813 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves fabricados por 36 marcas que operam no país.

A mais recente versão da lista também inclui utilitários esportivos, os SUVs, atualmente a categoria favorita dos brasileiros.

No PBEV, a medição da eficiência energética dos modelos vendidos no Brasil é feita em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l (quilômetros por litro). O Inmetro considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e coloca na mesma posição os carros com média de consumo geral idêntica, ou seja, a relação tem mais de 10 itens.

A seguir, veja a relação atualizada dos utilitários esportivos flex mais eficientes do Brasil.

Toyota Corolla Cross (nota B)

  • Consumo energético: 1,31 MJ/km
  • Consumo com etanol: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (etanol)
    Consumo com gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)

Fiat Pulse (nota C)

  • Consumo energético: 1,58 MJ/km
  • Consumo com etanol: 9,0 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 12,5 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)

Honda HR-V (nota C)

  • Consumo energético: 1,62 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 12,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada)

Fiat Fastback (nota C)

  • Consumo energético: 1,65 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,4 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada)

Volkswagen T-Cross (nota C)

  • Consumo energético: 1,67 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,2 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada)

Volkswagen Nivus (nota C)

  • Consumo energético: 1,68 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada)

Citroën C4 Cactus (nota C)

  • Consumo energético: 1,73 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,7 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada)

Hyundai Creta (nota C)

  • Consumo energético: 1,75 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,3 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,9 km/l (cidade) e 12,6 km/l (estrada)

Caoa Chery Tiggo 5X Pro (nota C)

  • Consumo energético: 1,76 MJ/km
  • Consumo com etanol: 8,7 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,8 km/l (cidade) e 12,3 km/l (estrada)

Nissan Kicks (nota C)

  • Consumo energético: 1,76 MJ/km
  • Consumo com etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,4 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)

Chevrolet Tracker (nota C)

  • Consumo energético: 1,78 MJ/km
  • Consumo com etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada)
  • Consumo com gasolina: 11,2 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada)
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