3 dicas para não se dar mal na compra de um carro automático

Mercado de usados está recheado de modelos com esse tipo de transmissão, mas o motorista precisa ter cuidado.

A chegada do câmbio automático ao país nos anos 1990 deixou os brasileiros interessados na novidade, mas a maioria não tinha condições para comprar um carro com essa tecnologia na época. De lá para cá, a popularização do sistema tem permitido que cada vez mais pessoas tenham acesso a ela.

Um dos motivos para a rejeição inicial da transmissão automática, além do preço, era o boato de que ela prejudicava a performance e aumentava o consumo. Honda Civic e Toyota Corolla são dois modelos eficientes e modernos que ajudaram bastante a acabar com os preconceitos.

Hoje, alguns bons anos desde a chegada do primeiro carro automático no Brasil, esse tipo de câmbio é preferência nacional. O mercado de usados não nos deixa mentir, com cada vez mais veículos disponíveis e uma demanda maior todos os dias.

Apesar das vantagens citadas acima, o motorista precisa ter alguns cuidados na hora de comprar um veículo com transmissão automática. Confira 3 coisas para verificar antes de fechar o negócio:

Fluido da transmissão

O comprador precisa descobrir se o automóvel passou por algum tipo de manutenção na qual foi realizada a troca do fluido da transmissão, sobretudo quando a quilometragem é mais alta. Na dúvida, é interessante verificar a vareta de medição, bastante parecida com a do fluido do motor.

Na vareta, é possível observar o nível e a coloração do fluido, que não pode estar escuro, ter sujeiras ou mostrar sinais de mistura com o líquido de arrefecimento.

Luz no painel

As luzes no painel podem indicar algum defeito que exija a manutenção no câmbio. Par verificar, basta ligar o carro e verificar a presença de qualquer símbolo brilhante relacionado ao sistema de direção.

Troca de marchas

Já o motorista que deseja checar as condições do veículo de uma maneira simples pode fazer um teste de rodagem. Durante esse teste, será possível perceber se a troca de marchas está quase imperceptível, como deve ser, indicada apenas pelo som do motor e o ponteiro do conta-giros.

Se houver qualquer tranco, a recomendação é conferir com mecânico se há algo errado na parte interna do componente ou se é apenas um coxim de sustentação do câmbio. No caso de transmissão tipo CVT, veja se escuta algum ruído diferente nas acelerações antes de confirmar a compra.

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