Motorista com estes 4 hábitos detona o câmbio automático sem nem saber

Uso incorreto da transmissão automática reduz a vida útil do componente e pode pesar bastante no bolso do proprietário.

A popularização do câmbio automático é um fenômeno recente, mas provocou transformações profundas no mercado automotivo nacional. Muita gente que vai comprar um carro novo prefere pagar um pouco a mais para ter a comodidade de uma transmissão automática, e muitas vezes a diferença de valor nem é tão grande.

Porém, apesar de ter se tornado mais acessível, a tecnologia ainda é mal utilizada por boa parte dos condutores. Assim como qualquer outro componente do carro, o câmbio requer manutenção e cuidados para ter uma vida útil mais longa.

Existem alguns erros bastante comuns entre os condutores que podem detonar qualquer componente como esse. Tais hábitos danificam os itens aos poucos e geram a necessidade de reparos que, muitas vezes, custam caro.

Se você não quer acabar com a sua transmissão automática e acabar com um prejuízo no bolso, confira 4 comportamentos que deve evitar a partir de agora.

1. Esquecer de trocar o óleo do câmbio

A manutenção preventiva é a principal maneira de evitar defeitos mais graves na direção do veículo. Por isso, é importante observar as especificações e os prazos para a troca do fluido para manter as engrenagens e outras peças sempre bem lubrificadas.

Ademais, ficar sempre de olho na lubrificação também ajuda a identificar possíveis vazamentos, contaminações e evitar o atrito entre as partes internas do sistema. “Vale verificar o lubrificante durante as revisões. Se apresentar uma aparência escurecida, isso pode sinalizar que já não apresenta as características necessárias de lubrificação”, orienta o ex-presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Edson Orikassa.

2. Usar o modo ‘P’ ou ‘R’ em movimento

Alguns motoristas apressados selecionam o modo “R” (ré) com o carro ainda andando para a frente, erro que danifica as engrenagens e demais itens do sistema. Outro problema semelhante é acionar o acionar “P” (estacionamento), que trava as rodas motrizes, antes da parada total do veículo.

“O risco é maior em câmbios mais antigos, cujas posições são acionadas mecanicamente. Modelos mais recentes são equipados com um controle eletrônico que impede acionar a ré ou a posição de estacionamento com o veículo ainda se movimentando”, explica Claudio Castro, engenheiro e conselheiro da SAE Brasil.

3. ‘Segurar’ o carro na subida

Tentar manter o carro parado em uma lomba utilizando os pedais da embreagem e do acelerador é outro hábito péssimo que acaba com a embreagem. Além disso, veículos automáticos conseguem permanecer parados em subidas sem acionar os freios, normalmente usando marcha lenta ou colocando uma leve pressão no pedal do acelerador.

“Usar a marcha lenta ou a aceleração para ‘segurar’ o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível sem necessidade”, diz Castro.

4. Fazer o veículo ‘pegar no tranco’

O motorista até consegue, na teoria, fazer um carro automático “pegar no tranco” como quem usa um câmbio manual. Porém, o risco de destruir a transmissão é muito grande e não vale a pena, afirma Orikassa.

“Mesmo que você consiga colocar a transmissão em ‘N’ para movimentar o veículo e selecionar a posição ‘D’ em seguida, não recomendo tentar”, alerta. Um dos possíveis prejuízos da prática é o rompimento da correia dentada.

*Com informações do UOL Carros.

você pode gostar também