Carros para esquecer! 10 modelos rejeitados no Brasil
No mercado automotivo brasileiro, muitos veículos marcaram época, mas não pela qualidade, muito pelo contrário: são carros que ficaram pelo caminho por conta dos problemas.
Carro para esquecer é aquele modelo que, certamente, não deixará ninguém com saudades. Talvez deixe ‘na saudade’ e com muito prejuízo no bolso para quem comprou achando que era um bom negócio.
E existem diversos motivos para classificar um veículo como carro para esquecer. Afinal, problemas mecânicos, falta de peças e forte desvalorização são algumas dessas razões. A seguir, veja 10 carros para esquecer no mercado brasileiro.
1- Lada Laika
O sedã russo da Lada chegou ao Brasil no início dos anos 1990 com a abertura da importação de carros. No entanto, da mesma forma que chegou, a empresa saiu do país e deixou os consumidores órfãos, sem peças de reposição. Assim, o carro hoje é praticamente inexistente no mercado.
2- Fiat Marea
Esse carro chegou com muita pompa no final dos anos 1990 e como uma referência em luxo na Fiat. Com o passar dos anos, revelou-se uma mecânica das mais complicadas e o Marea chegou a ser, jocosamente, chamado de ‘carro bomba’. Hoje, o valor de mercado dele despencou e ele ficou sem espaço.
3- Subaru
Embora a marca japonesa seja de muita qualidade, os veículos da Subaru, em geral, são carros para se esquecer no mercado brasileiro, isso porque as peças são difíceis de encontrar na hora da reposição.
4- Renault Scénic
O Renault Scénic, a minivan da empresa francesa, caiu em conceito por conta dos problemas no câmbio da versão automática e também por problemas elétricos. Hoje, é um carro ‘non grato’ no mercado.
5- Audi A1
Embora seja um carro de muita qualidade, é um veículo na versão ‘premium’, ou seja, de muito luxo. Contudo, por ser um carro muito compacto, também se tornou um modelo a ser esquecido, pois é caro e os consumidores preferem outros modelos similares e mais acessíveis.
6- Chery Celer
O Chery Celer é um exemplo de fracasso de carro chinês no mercado brasileiro. Este carro, para esquecer, apresenta muitos problemas de concepção, como folga no volante e problemas elétricos. Além disso, ele tem fama de consumir muito combustível, mesmo sendo um carro pequeno.
7- Peugeot 207
Quando o Peugeot 207 surgiu no mercado, ele se tornou uma referência de beleza e design. No entanto, os problemas mecânicos, já presentes na concepção do veículo, trouxeram muitas complicações para o motor por conta do cabeçote. Assim, tornou-se um carro com manutenção cara e foi rejeitado no mercado.
8- Chevrolet Captiva
O Chevrolet Captiva chegou ao Brasil em 2009, importado do México e utilizando apenas gasolina, em uma época em que o etanol era mais vantajoso. Contudo, isso é o de menos, já que problemas mecânicos constantes tornaram o veículo um vilão e fizeram o preço despencar.
9- Hyundai Veloster
O carro da Hyundai chegou com pompa e expectativa de ser uma versão esportiva do HB20. Porém, o baixo desempenho de aceleração deixou o carro para trás e com muitas críticas dos proprietários.
10- Citroën C4
O Citroën C4 foi um dos responsáveis por derrubar o nome da marca francesa no mercado brasileiro. Isso tudo por conta também dos problemas mecânicos e da manutenção cara, que fazem os consumidores muitas vezes desanimarem diante de mais um carro para esquecer.