Você também? Estudo revela que 60% dos consumidores consideram comprar um carro híbrido este ano
Veículo movido a gasolina e eletricidade começa a cair no gosto dos brasileiros e deve ser atração durante o ano de 2024.
Os carros híbridos estão ganhando espaço no mercado de veículos novos e usados no Brasil. Ao menos, é o que mostra uma pesquisa realizada pela OLX em parceria com a MindMiners.
De acordo com o levantamento, em 2024, 57% das pessoas ouvidas têm interesse ou intenção de ter um carro híbrido, isso considerando todas as regiões do país. Além disso, 14% querem ter um carro totalmente elétrico ainda este ano, e outros 29% não pretendem ter nenhum outro tipo de veículo.
A pesquisa encomendada pela OLX aconteceu entre os dias 7 e 13 de dezembro de 2023. Na oportunidade, o instituto ouviu 500 pessoas, sendo 52% mulheres e 48% homens, que deram suas opiniões sobre os veículos.
Maioria pagaria mais caro por carro híbrido, diz pesquisa
Ainda na mesma pesquisa, 66% dos entrevistados disseram que poderiam pagar mais caro para ter um carro híbrido ou até mesmo um veículo elétrico. Além disso, quando se trata apenas de um recorte entre a Geração Z, aquela nascida a partir do ano 2000, 73% admite a intenção de comprar um carro com esse perfil, mesmo que mais caro.
Esse levantamento também mostra que 67% dos que possuem um veículo atualmente e 61% dos que não têm carro poderão pagar mais por um carro híbrido ou elétrico em 2024.
Depois, 36% desses consumidores informaram que poderiam pagar até 20% mais caro para adquirir os determinados modelos de veículo.
Quanto ao modelo do carro que gostariam de comprar, 32,7% disseram preferir o sedan, seguido pelo SUV (30,6%) e o hatch, com 23,5% dos entrevistados.
Maioria pretende manter estilo do carro
Em outro ponto da pesquisa da OLX, 50% dos entrevistados disseram que, na hora da troca, pretendem manter a mesma categoria do carro que usam atualmente. Por exemplo, 51% dos proprietários de modelos Sedan querem um carro igual na hora da troca, enquanto 50% dos donos de hatch e 59% dos donos de SUV também têm essa mesma intenção.
Ter um modelo maior e melhor é a principal motivação para 37% dos entrevistados na hora de trocar de carro. Já o fato de o próprio carro estar velho é relevante para 35% dos entrevistados, enquanto 33% estão de olho nas novas tecnologias oferecidas.
Outro dado relevante da pesquisa é que 68% dos entrevistados consideram que o consumo de combustível na hora da troca é o fator mais importante. E isso revela o maior interesse pelos carros híbridos e elétricos.