BYD Dolphin Mini tem pneu que não existe no Brasil: consumidores precisam se preocupar?
No Brasil, apenas uma empresa produz o modelo de pneus do BYD Dohphin Mini, a também chinesa LingLong.
O BYD Dolphin Mini foi lançado no final do mês de fevereiro e o carro elétrico, que chegou com altas expectativas, vem criando alguns pontos de incógnita. Primeiro, com o preço, que chegou ao Brasil um pouco acima do esperado pelo público; agora, outro fator que surge com uma interrogação é os pneus do veículo.
Os pneus 175/55 com rodas de 16 polegadas não são oferecidos pelas principais fabricantes do Brasil, como a Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin ou a Pirelli. O modelo do BYD Dolphin Mini é fornecido exclusivamente por uma única marca, a chinesa LingLong, que atua no Brasil e também em alguns países da Europa.
Apesar disso, a própria LingLong não apresenta a versão 175/55 em seu site para o mercado nacional. No catálogo de vendas da empresa, as versões mais próximas são 165/45 R16 e 185/55 R16. Porém, nenhum desses modelos pode ser usado no novo modelo elétrico da BYD.
De acordo com a fabricante chinesa BYD, ela está em busca de soluções. Uma delas seria aumentar o fluxo de produção de pneus 175/55 R16 no Brasil, em parceria com a LingLong. No entanto, não foram divulgados detalhes da operação, sejam dos preços ou da produção que será trazida para o país.
O fator dos pneus do Dolphin Mini produzidos no Brasil já havia entrado em pauta pela BYD Brasil. A perna brasileira da fabricante tentou modificar as especificações dos pneus para 185/50 para a versão brasileira, porém os chineses não aprovaram a modificação.
Ainda em relação aos pneus, o Dolphin Mini da BYD não possui estepe, seja do tamanho normal ou para uso temporário, como em muitos outros veículos. Em vez do pneu reserva, o carro possui um kit de reparo com bomba e selante para o motorista.
Dolphin Mini características
O Dolphin Mini tem um porte maior que os demais compactos do mercado brasileiro. O veículo possui 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura e 2,5 m de entre-eixos.
Nesta primeira versão que chega ao Brasil, o carro tem espaço apenas para quatro ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 230 litros. O veículo conta com um motor elétrico de 75 cv e 135 Nm de torque máximo. Segundo o Inmetro, a autonomia dele é de 280 km.
Antes de seu lançamento, o Dolphin Mini era esperado para ser o carro elétrico mais barato do mercado brasileiro. A expectativa era de que chegasse abaixo de R$ 100 mil. Porém, a realidade foi diferente. O modelo da montadora chinesa chegou ao Brasil com o valor de R$ 115.800.