Este carro super eficiente faz até 70 km/l; confira qual o modelo
Atualmente, uma das grandes preocupações dos motoristas é ter carros cada vez mais econômicos.
Os carros econômicos são sempre um grande sonho de consumo dos motoristas, e se chegarem a fazer até 70 km/l, seria melhor ainda. No entanto, muitos não acreditam que isso possa acontecer.
E embora possa parecer ‘fake news’, há carros fazendo até 70 km/l no mercado. Esse é o caso do Dolphin Mini, da chinesa BYD, um carro totalmente elétrico.
Desta maneira, esse valor de 70 km/l é um comparativo. Isso porque o veículo é movido a bateria, que tem autonomia média de 280 quilômetros. Então, o carro tem 0,41 MJ/km, o que equivale a 70 km/l.
Carro pode ter autonomia ainda maior
Agora, essa autonomia de 280 quilômetros, que pode parecer pouco, também pode aumentar. Em alguns casos, chega a até 400 quilômetros com esse carro da BYD.
E isso vai depender muito da forma como o motorista conduz o veículo na cidade e na estrada. Assim, é algo parecido com o que acontece com os carros convencionais a gasolina.
Desse modo, quem conseguir dirigir com mais equilíbrio poderá ter uma autonomia ainda maior. E isso é o que se espera do Dolphin Mini da BYD.
O motor elétrico do carro chinês tem 75 cavalos de potência, o que faz o veículo ir de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos. Embora seja abaixo da performance de muitos carros convencionais, está acima do padrão de outros elétricos.
De todo modo, quem comprar o Dolphin Mini terá a chance também de ter essa economia maior e não precisará recarregar o veículo a todo instante.
Até porque uma autonomia de 280 quilômetros poderá permitir rodar por mais de um dia. Depois, em casa, poderá passar a noite recarregando, além de usar eletropostos nas ruas.
Veículo frustra pelo preço
Atualmente, a grande frustração para os consumidores do Dolphin Mini é o preço. Isso porque, no lançamento no mercado brasileiro, ele começou custando cerca de R$ 85 mil.
Contudo, o valor rapidamente subiu e, agora, está em R$ 115 mil. Embora ainda seja mais barato do que muitos outros carros, ainda está caro para os padrões da maioria dos brasileiros e nem é o mais barato entre os elétricos.
Por fim, vale lembrar que todos os dados de consumo dos carros elétricos são atestados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão do governo federal. Assim, os dados do consumo de bateria desse carro econômico podem ser considerados como dos mais confiáveis para quem tiver interesse no carro chinês.