Por que o sistema de abertura sem chave do carro pode ser um convite para ladrões?
Carros sem chave são convenientes, mas alvos fáceis para ladrões.
Um carro sem chave para abrir e, também, para ligar, pode ser muito cômodo para o motorista. No entanto, essa vantagem moderna também pode facilitar a vida dos ladrões, especialmente os mais especializados.
Então, se você tem um carro sem chave, é importante também evitar deixá-lo em qualquer lugar e o cuidado tem que ser redobrado. Desta maneira, essa tecnologia tem o lado bom, mas também traz as desvantagens citadas.
Por exemplo, existem dispositivos que burlam a ligação do carro sem chave. Nesse caso, os criminosos deixam o aparelho perto do veículo quando o dono ainda está por perto e captam o sinal.
Segundo aparelho é usado para roubar o carro
Então, esse aparelho capta o sinal da chave do carro do dono e, após se afastar, o criminoso entra em ação.
Neste caso, chega com um segundo aparelho, que vai captar o sinal do aparelho que tinha em mãos e abrir o veículo. Consequentemente, poderá furtar o carro sem fazer grandes esforços.
E esse problema já vem acontecendo não apenas no Brasil, mas também em outros países, como na Europa e nos Estados Unidos.
Uma pesquisa feita há alguns anos pelo jornal USA Today, nos Estados Unidos, mostrou um dado preocupante. Dos 35 veículos desse modelo testados, em 19 foi possível abrir o carro com o aparelho. Além disso, em 18 deles, o ladrão conseguiu sair dirigindo sem muitas dificuldades.
Aliás, esse problema aconteceu muito na Europa, mas não nos Estados Unidos. E, aqui no Brasil, ainda não houve muitos relatos do tipo.
De todo modo, os proprietários de carros com essa tecnologia precisam ficar atentos para evitar problemas maiores na hora de estacionar o carro na rua.
Hyundai e Kia entre os principais alvos
Atualmente, os carros da Hyundai e da Kia que contam com essa tecnologia estão entre os principais alvos da quadrilha. Além disso, o mais preocupante é que esses aparelhos muitas vezes são comprados pela internet.
Além disso, eles funcionam como uma espécie de ‘emuladores’, ou seja, imitam o mecanismo original da chave do carro.
No Reino Unido, especificamente, os roubos de carros aumentaram cerca de 50% nos últimos dez anos, desde 2014. No entanto, também incluem casos de roubos e furtos convencionais.
E, no caso específico da Hyundai e da Kia, as duas fabricantes sul-coreanas estão de olho na melhor solução para resolver o problema e, até mesmo, tentar recuperar alguns dos carros roubados no país.