Crime na mira! Como o chapéu chinês dos radares está freando onda de roubos e vandalismo
Veja como funciona e para que serve esse mecanismo em radares.
O chapéu chinês está se tornando um importante aliado do poder público e das empresas fornecedoras de equipamentos eletrônicos, como os radares. Isso porque o aparelho, de forma simples, vem ajudando a evitar roubos e furtos dos equipamentos.
Na prática, o chapéu chinês tem esse nome por conta da semelhança com o famoso item usado pelos camponeses do país asiático. Mas essa tecnologia, por aqui, não tem nada da China e vem servindo para contribuir e minimizar os danos e prejuízos.
Principalmente na cidade de São Paulo, e mais especificamente na Marginal Tietê, a principal via de acesso, o item vem se tornando comum. E, se passar atento pelos radares da região, já verá muitos desses equipamentos com o item de segurança instalado.
Chapéu chinês é barreira nos postes
Na prática, o chapéu chinês é uma barreira instalada nos postes que recebem os radares eletrônicos. Com isso dificulta o acesso dos criminosos ao equipamento, que normalmente é muito visado.
E o fato de o radar ter itens valiosos, que podem chegar a R$ 100 mil, sempre atrai os bandidos. Assim, as medidas de segurança precisam ser tomadas.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo, neste primeiro momento, os locais mais visados estão sendo priorizados. No entanto, nos próximos meses, poderá expandir o “chapéu chinês” para outros pontos da cidade, que também enfrentam o problema, embora nem sempre com a mesma frequência.
Contudo, roubos e furtos não são os únicos problemas enfrentados, pois também há muitos casos de vandalismo nos equipamentos eletrônicos.
Por exemplo, já houve casos de pichação e de pessoas jogando tinta na lente do radar para tentar evitar o flagrante em infrações de trânsito.
Item também se parece uma flor
Em alguns casos, o chapéu chinês é uma caixa vazia, que ajuda a dificultar a chegada dos criminosos. Mas também há uma versão pontuda, com espécies de lanças voltadas para baixo, parecendo uma flor, e que tem a mesma função.
Com isso, é uma possibilidade de evitar os roubos e, consequentemente, aumentar a segurança do trânsito. Afinal de contas, a principal função dos radares é, justamente, coibir que os motoristas cometam infrações e minimizar a chance de um acidente, que pode até mesmo matar alguém.
Logo, o chapéu chinês poderá ser uma boa alternativa em massa para ajudar o poder público. Além disso, os radares ficarão um pouco mais protegidos.