Volvo oficializa troca de nomes de alguns modelos: veja como ficaram e o motivo
Entre as novidades, estão as mudanças no EC 40 Recharge e o EC 40 Recharge, que passarão a se chamar EX40 e EC40.
A Volvo anunciou recentemente a reformulação dos nomes de alguns de seus modelos elétricos. O foco da montadora é integrar e unificar seus veículos, fortalecendo a marca para que seus produtos sejam mais reconhecíveis. A intenção é tornar-se referência no mercado de carros elétricos.
Agora, os veículos elétricos da Volvo terão um novo padrão em seus nomes. Entre os modelos que tiveram a mudança estão o XC40 Recharge e o EC40 Recharge, que agora passarão a ser chamados de EX40 e EC40, respectivamente. A nova mudança visa simplificar os nomes e ainda apresenta a inicial “E”, para que o consumidor identifique que o carro é elétrico.
Nos carros da montadora sueca, também será removido o emblema “Recharge” dos carros híbridos plug-in. Esses veículos agora terão uma nova padronização e poderão ser identificados com os sufixos T6 ou T8 após o nome do veículo.
A mudança nos nomes dos modelos da Volvo envolve um dos objetivos da montadora em se tornar uma fabricante exclusiva de automóveis totalmente elétricos. A meta da empresa é eletrificar totalmente sua frota até 2030. Visando isso, a padronização e unificação são pontos fundamentais para o fortalecimento da marca no ramo dos elétricos.
Em relação a números, a Volvo teve em 2023 um crescimento de 70% na venda de carros elétricos em comparação com o ano de 2022. Do total de sua frota, 16% correspondem a vendas de carros elétricos no último ano. Já no Brasil, esse número é ainda maior, com mais de 50% das vendas nacionais da empresa sueca. No total, foram 8.185 unidades vendidas no país, superando as 5.270 unidades em 2022.
Carro mais vendido da Volvo
O destaque de vendas da Volvo no último ano foi o XC60. O SUV de luxo de médio porte teve 228.646 unidades vendidas em 2023, o que representou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 195.338 unidades. No Brasil, o modelo também foi o mais comercializado, com 4.335 unidades.