As marcas de carros que estão afundando e as que estão decolando em 2024
Marcas tradicionais e a estreante chinesa BYD estão entre os destaques do mercado automotivo brasileiro neste início de ano.
A chegada dos veículos elétricos ao Brasil trouxe transformações profundas, inclusive na participação das montadoras mais tradicionais no mercado brasileiro. Enquanto algumas fabricantes conseguem manter sua presença firme no topo das listas de carros mais vendidos, outras estão perdendo parte de sua popularidade.
Volkswagen, Renault, BYD, Caoa Chery e Ram estão entre as marcas que mais se destacaram no ranking de emplacamentos no início de 2024. Elas conquistaram uma participação maior nos primeiros meses do ano, o que significa que alguém saiu perdendo.
Se elas levaram, quem perdeu foram Chevrolet, Jeep, Peugeot e Citroën. As quatro montadoras caíram na lista das mais vendidas, e três delas também tiveram uma parcela de sua presença no mercado devorada pelas concorrentes, com exceção da Peugeot.
Os números do primeiro bimestre acompanham a tendência observada no segundo trimestre do ano passado, quando as montadoras chinesas, Ram e Volkswagen deixaram a Chevrolet a ver navios.
Fiat na liderança
Sem nenhuma surpresa, a Fiat conseguiu manter a picape Strada no topo do ranking dos mais vendidos do Brasil, apesar da aproximação do Volkswagen Polo. A italiana registrou um crescimento de 18,1% nas vendas em relação ao primeiro bimestre de 2023, demonstrando sua força no país.
Porém, mesmo com o aumento nos emplacamentos, a participação da montadora no mercado nacional caiu de 22% para 21,21% no mesmo período de comparação. Essa queda é resultado, em boa parte, do avanço da BYD e da RAM, além da chegada da GWM.
Nos primeiros dois meses de 2023, a BYD estava em 22º lugar no ranking de vendas, mas agora já chega à 10ª posição, com 2,84% de presença no mercado. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Já a RAM tem como principal impulsionador o lançamento da Rampage, picape que registra mais de 2 mil exemplares emplacados por mês. A marca, que no início do ano passado estava na 17ª posição do ranking com 0,50% de participação, hoje ocupa o 13° lugar e tem uma fatia de 1,58%.
As 10 marcas mais vendidas no primeiro bimestre de 2024
- Fiat – 65.178 unidades
- Volkswagen – 46.050 unidades
- Chevrolet – 35.447 unidades
- Toyota – 27.118 unidades
- Hyundai – 26.198 unidades
- Renault – 17.346 unidades
- Jeep – 16.664 unidades
- Nissan – 11.930 unidades
- Honda – 10.597 unidades
- BYD – 8.726 unidades