Exame toxicológico urgente: prazo final para CNHs vencidas de janeiro a junho é 31 de março
Prazo final para o exame é voltado para os motoristas com habilitação vencendo entre janeiro e junho deste ano; porém, vale apenas para categorias específicas de CNH.
Os motoristas que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencendo entre janeiro e junho de 2024 têm até o próximo dia 31 de março para realizar o exame toxicológico. No entanto, essa medida vale apenas para quem está nas categorias C, D e E, ou seja, basicamente para motoristas de ônibus e caminhões.
Até agora, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) já notificou digitalmente 1.701.310 motoristas. Isso acontece por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito), que realiza tudo de forma automática.
Até agora, segundo os dados divulgados pela Senatran, um total de 3.329.534 motoristas ainda não realizaram o exame toxicológico. Atualmente, esse exame é obrigatório para essas categorias de motoristas profissionais, até como forma de aumentar a segurança no trânsito.
Número de CNH é quase 30% do total
Na prática, quase 30% dos motoristas que têm CNH C, D e E ainda não realizaram o exame toxicológico. No momento, são 11.471.899 condutores nesta categoria, sendo que a maioria já realizada os exames obrigatórios no período.
Ainda de acordo com a Senatran, não há previsão de ampliação do prazo para os motoristas realizarem a regularização. Até porque esse prazo já fora estendido outras vezes, inclusive por conta da pandemia da Covid-19.
Agora, pela lei, os motoristas que estiverem sem o exame em dia a partir do dia 1º de maio serão multados. Neste caso, é considerada uma infração gravíssima, com valor de R$ 1.467,35. Isso, no entanto, vale para quem tem a renovação da carteira entre janeiro e junho.
Já os motoristas cuja habilitação vence entre julho e dezembro deste ano, o prazo para começar a aplicar multas é a partir de 31 de maio. Ainda que não tenham a carteira de habilitação vencida, os motoristas das três categorias podem agendar o exame de forma antecipada.
E é até uma forma também de agilizar o processo e ter vaga para fazê-lo. Vale lembrar que é necessário fazer a coleta e o exame. Há muitos casos de pessoas que fizeram a coleta, mas não realizaram o exame final.
Escalonamento
Por fim, os motoristas que estão no prazo de vencimento da CNH devem fazer o exame toxicológico de forma escalonada, justamente por conta da grande quantidade de motoristas que ainda não o fizeram.
E, para agendar, é possível fazer até mesmo pela internet, por meio do site do Detran, ou da Carteira Digital de Trânsito. Assim, a regularização ficará mais fácil.