Mito ou verdade: etanol estraga o motor de carros flex?
O etanol oferece um custo-benefício vantajoso em relação à gasolina, mas será que abastecer com o combustível prejudica o motor do carro?
Na região Sudeste do Brasil, o etanol tornou-se mais vantajoso que a gasolina devido à grande disparidade de preço entre os combustíveis. Mas será que usar etanol no seu carro flex pode trazer algum risco ao motor?
Mitos e verdades sobre o etanol
Você já deve ter ouvido algumas pessoas criarem um terror infundado sobre o etanol ser prejudicial ao carro em relação à gasolina, mas a verdade é que carros flex foram projetados exatamente para funcionar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.
Isso, no entanto, não significa que não há diferenças entre os dois combustíveis, e isso é verificado principalmente na questão do desempenho. Ao abastecer com etanol, você pode notar um aumento no consumo, mas também um ganho no desempenho, que pode ser maior ou menor dependendo do motor.
Propulsores mais modernos costumam ter taxas de compressão mais elevadas, o que ajuda no funcionamento com etanol. Isso reduz a diferença de consumo entre os combustíveis e confere mais desempenho.
Etanol estraga o motor?
Não! O etanol não danifica o motor flex, que possui proteção contra corrosão devido à água adicionada ao combustível vegetal. A queima do etanol é mais limpa do que a da gasolina, não gerando depósitos de carvão.
Porém, seu uso constante pode exigir alguns cuidados na manutenção, já que isso levará à formação de uma “goma” nos bicos injetores. Para evitar isso, algumas montadoras, inclusive a Toyota, recomendam usar um tanque de gasolina a cada 10 mil km rodados com etanol.
Uma dica para garantir a limpeza do sistema de alimentação do motor é adicionar um aditivo detergente dispersante no tanque. Abaixo, você confere algumas das vantagens de abastecer com o etanol.
Vantagens do etanol:
-
Menor emissão de poluentes: o etanol é um biocombustível renovável e sustentável que contribui para a preservação do meio ambiente.
-
Melhor desempenho: o etanol oferece maior octanagem que a gasolina, resultando em melhor desempenho do motor.
-
Economia: o etanol pode ser mais vantajoso economicamente, estando quase sempre com preço abaixo do da gasolina.