Erro milionário! Honda faz recall após trabalhador trocar ferramenta
Um total de 245 unidades dos Passport e Ridgeline foram convocados para manutenção após erro de um único funcionário.
O erro de um único funcionário da Honda levou a um recall de centenas de veículos e causou um prejuízo alto para a montadora japonesa. O problema na linha de produção foi causado pela troca de uma ferramenta no momento da montagem, o que resultou na convocação de 245 carros.
Na hora de realizar uma correção decorrente da falta de manutenção em uma bancada de caixa de direção, o trabalhador trocou a ferramenta. Com isso, uma caixa de direção foi fixada de forma errada na bancada, fazendo soar um alarme.
Ao ouvir o disparo do alarme, o operador cometeu um erro ao usar uma chave dinamométrica no analisador de torque, em vez de utilizar a própria peça.
A Honda explica que o procedimento incorreto na caixa da junta esférica interna pode fazer com que ela se solte da cremalheira de direção e prejudique a dirigibilidade do veículo. As unidades impactadas pelo recall são dos modelos Passport e Ridgeline.
O engano deu origem a um recall iniciado no dia 8 de março. Todos os proprietários serão notificados por correio a partir de 15 de abril e deverão comparecer a uma loja da rede autorizada para verificação da caixa de direção. Caso haja folga, a peça será reparada ou substituída sem custo.
Erros em linhas de produção
O caso da Honda não foi o primeiro relato de erro na linha de produção de fábricas de veículos. Diversas montadoras enfrentaram problemas semelhantes, os quais levaram à exposição de uma cultura de trabalho problemática, onde funcionários em funções importantes muitas vezes não possuem certificação.
Colocar trabalhadores em cargos mais altos sem o treinamento necessário já resultou no recall de milhões de veículos no Japão. Nos Estados Unidos, erros supostamente propositais nas linhas de montagem provocaram problemas para a Ford, inclusive com a instalação de faróis ou bancos diferentes no mesmo carro.
Esse tipo de erro ocorreu em modelos como Mustang e F-150, por exemplo, mas os casos foram pontuais e não tão abrangentes quanto à situação mais recente na Honda.