O sucessor do Up vem aí? Volkswagen estuda quatro propostas
Presidente da montadora revela que o sucessor do Up será lançado até 2027 com um preço bastante acessível.
A espera pelo sucessor do Up está mais perto de acabar, mas a Volkswagen ainda não bateu o martelo sobre o assunto. Segundo Thomas Schäfer, presidente da montadora, existem quatro propostas de design para o futuro VW ID.1, cujo lançamento está previsto para 2027.
A marca espera vender a novidade por um preço mais acessível que o Renault Twingo, idealmente abaixo dos 20 mil euros. O ID.1 é uma aposta importante da VW nos carros elétricos chineses baratos, mas a empresa tem tomado cuidado para não se precipitar e cometer erros.
“O título provisório é ID.1 e o veículo está previsto para 2027. Estamos no meio de tudo isso. Sabemos como o carro deve ser”, antecipou o executivo. Uma das possibilidades para o novo carro elétrico é receber tecnologia de outro modelo ou ainda ser compartilhado.
O presidente da Renault, Luca de Meo, convocou as montadoras do mercado europeu a se unirem para desenvolver veículos elétricos acessíveis a fim de combater os rivais chineses. Nos bastidores, há rumores de que a Renault e a Volkswagen tenham se reunido para conversar sobre o assunto.
Sobre o ID.1, Schäfer disse apenas que a decisão será tomada “no curto prazo”. Tudo indica que ao menos uma das quatro propostas na mesa da VW é de um carro com os mesmos componentes ou plataforma do próximo Twingo, que será lançado em versão elétrica a partir de 2026.
Uma das grandes vantagens do esforço coletivo é a possibilidade de redução de custos em escala pelo grupo alemão, que também reúne marcas como Cupra, Skoda e Audi.
Volkswagen ID.1
Na tentativa de redefinir o significado de “carro elétrico barato” e ainda garantir um modelo rentável, a Volkswagen precisará de muito esforço. Embora seja considerado o sucesso do Up!, o novo modelo deverá ter dimensões muito próximas às do Polo.
A princípio, está previsto um conjunto com capacidade próxima de 60 kWh, suficiente para garantir cerca de 400 km de autonomia. A potência deverá ficar entre 70 e 90 cavalos, com possibilidade de tração dianteira ou traseira, dependendo da base escolhida.