Carros a gasolina com os dias contados no Brasil? Projeto quer fim até 2030

A ideia é que, a partir de 2030, não se produza mais carros a combustível no Brasil; no entanto, algumas exceções poderão continuar acontecendo no país.

Os carros movidos a combustíveis fósseis podem estar com os dias contados no mercado brasileiro. A partir de 2030, a venda destes modelos poderá ser totalmente proibida em território nacional.

Além disso, a partir de 2040, poderá ser proibida a circulação de qualquer veículo movido a combustível fóssil. Por enquanto, o assunto ainda é alvo de discussão e não se tem nada de concreto e oficial.

De todo modo, isso já é uma realidade em vários países da Europa, que a partir de 2030 não permitirão mais que se rode com esses carros. Aliás, algumas fabricantes, como a Volvo, vão parar de produzir carros a combustão a partir de 2030.

Comissão do Meio ambiente vai debater combustíveis fósseis

Nesta próxima quarta-feira (20), a CMA (Comissão de Meio Ambiente) no Senado Federal começará a debater todas essas possibilidades. Em tempos de aquecimento global e alertas constantes da ONU (Organização das Nações Unidas), todas as ações e atitudes para tentar minimizar os danos precisam ser colocadas à mesa para discussão.

Então, se a CMA aprovar o texto em discussão, sem nenhum tipo de recurso, ele poderá ir à votação na Câmara dos Deputados, seguindo os trâmites normais. Depois, ainda terá que passar por aprovação no Senado Federal e ir para sanção presidencial.

Entretanto, os carros movidos a combustível, como o etanol, não seriam prejudicados. Além disso, os carros antigos, de colecionadores, também poderiam continuar rodando com gasolina em um primeiro momento.

Outra exceção seria para veículos oficiais e eventuais carros estrangeiros que venham ao país a passeio. Assim, não seriam proibidos, ao menos nos primeiros momentos da regulamentação.

Justificativa alerta para emissão de poluentes

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor da proposta, usou em sua justificativa a questão da emissão de poluentes. De acordo com os dados levantados, um sexto da emissão mundial de dióxido de carbono vem dos veículos de transporte a combustão.

Além disso, o senador também lembra que, no mundo todo, 95% de todo o combustível utilizado em veículos provém da queima de combustíveis fósseis.

Consequentemente, se houver a aprovação do projeto, o Brasil caminhará para ter uma frota de carros totalmente elétrica. No entanto, esse tipo de veículo ainda avança de forma lenta no mercado nacional, em parte devido aos preços exorbitantes.

Outro desafio é aumentar a quantidade de pontos de recarga dos carros elétricos, algo ainda escasso no Brasil. No entanto, até 2030, a realidade poderá ser diferente.

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