Câmbio automático faz você passar vergonha? Aprenda a usar agora mesmo
Transmissão antes presente apenas em modelos de luxo hoje é quase um item básico na maioria dos automóveis.
O câmbio automático já foi sinônimo de luxo e riqueza, mas a popularização da tecnologia e o aumento nas vendas de carros para PCD (pessoas com deficiência) ampliaram seu uso no Brasil. Hoje, praticamente todos os modelos vendidos no mercado nacional possuem uma versão automática.
O sistema dispensa o pedal de embreagem e troca as marchas pelo motorista e está disponível até mesmo em veículos de entrada. A maioria já deixou de lado a transmissão automatizada de embreagem única e recebeu o câmbio automático com conversor de torque, que é muito superior nos quesitos conforto e funcionamento suave.
No caso das marcas japonesas, o formato favorito é a transmissão CVT, que também dispensa a troca de marchas e prioriza a economia de combustível. Essa mesma caixa será usada nos carros da FCA (Fiat Chrysler) a partir de 2025.
Mesmo com a popularização do câmbio automático, tem muita gente que vai utilizar a tecnologia pela primeira vez e ainda tem dúvidas sobre sua operação. Para auxiliar esses condutores, preparamos um pequeno guia.
O ABC do câmbio automático
Vamos às letrinhas indicadas na caixa. A posição “P” deve ser acionada ao parar o veículo em uma vaga, sempre após o “freio de mão”, que protege a trava de possíveis danos em caso de colisão. Ao contrário de quando um carro manual está engatado com o motor desligado, no veículo automático o próprio câmbio trava as rodas, e deixar de usar o feio pode causar prejuízos.
Já a posição “N” corresponde ao “ponto-morto” dos automóveis manuais, ou seja, serve para situações de manutenção, como reboque. Não é recomendável deixar a manopla em neutro quando, por exemplo, o motorista está esperando o sinal abrir.
A função “D” é recomendada para declives. Em modelos que permitem trocas manuais, também é possível reduzir a marcha. Nos automóveis que possuem as opções “2” ou “3” no seletor, o sistema não deixa o carro passar dessa marcha (segunda ou terceira) quando o câmbio está nela.
Há ainda os veículos que oferecem a opção “L”, uma função de marcha reduzida que serve para situações como rebocar outro veículo, atravessar um lamaçal ou uma área alagada. A posição “S”, por sua vez, torna o carro um pouco mais esportivo e melhora sua aceleração.