A autonomia da RAM 1500 Ramcharger elétrica pode passar de 1000 Km
Nova versão da RAM elétrica promete menor necessidade de pontos de abastecimento
A Ram está competindo com outras grandes montadoras dos EUA para criar a melhor caminhonete elétrica. A Ram 1500 Ramcharger foi anunciada como uma opção sensata, com um conjunto propulsor que inclui um extensor de autonomia. Aqui estão alguns detalhes sobre esse modelo:
A Ram 1500 Ramcharger possui dois motores elétricos, um para cada eixo, totalizando 672 cv e 82 kgfm de torque. Isso permite que a caminhonete acelere de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos.
O diferencial do modelo
A característica distintiva é a inclusão de um motor V6 3.6 aspirado que atua como gerador estacionário para recarregar as baterias de 92 kWh de capacidade. Isso, combinado com um tanque de gasolina de 102 litros, proporciona uma autonomia de 1.104 km. A caminhonete é projetada para viagens longas sem a preocupação com pontos de recarga.
O carregamento também pode ser feito em corrente contínua de 400 volts, e o plugue é bidirecional, permitindo usar a bateria para recarregar outros veículos, ligar ferramentas ou fornecer energia a uma residência em caso de emergência.
O bom ficou ainda melhor
Apesar das tecnologias avançadas, a caminhonete mantém as capacidades das versões a combustão, possuindo uma capacidade de carga de até 1.190 kg e capacidade de reboque de até 6.350 kg.
A Ram 1500 Ramcharger é uma alternativa de maior autonomia para a Ram 1500 REV, que é totalmente elétrica e não possui um gerador à gasolina. Ambas estão programadas para estrear no mercado norte-americano em 2024.
A Ram 1500 REV possui dois motores elétricos, gerando 663 cv e uma bateria de 229 kWh, a maior já usada em um carro elétrico. Sua autonomia é de 800 km.
A escolha do nome para o modelo
O nome “Ramcharger” é uma escolha retrô, pois foi utilizado pela Dodge para um SUV de duas portas a partir de 1974, com concepção semelhante ao Ford Bronco e Chevrolet K5 Blazer da época. O modelo original foi produzido até 1993 nos EUA, tendo sobrevida no México até 1996 e uma terceira geração até 2003.
Essas inovações destacam a abordagem da Ram para combinar a tecnologia elétrica avançada com a funcionalidade robusta esperada de uma caminhonete.