A chuva não vai te vencer: a solução para desembaçar os vidros do carro
Chuva traz situações que podem representar riscos para a segurança que vão além da pista molhada.
Dias chuvosos são sempre desafiadores para o trânsito. Além dos perigos intrínsecos do asfalto molhado, outros fatores, como, por exemplo, o vidro embaçado pela chuva podem ser responsáveis por acidentes. Nessas horas, a primeira reação é justamente passar as mãos pelo para-brisa em uma tentativa de desembaçar o vidro. Contudo, essa decisão só vai piorar a visibilidade.
Saiba o que fazer para desembaçar os vidros de forma rápida e eficiente, sem representar riscos para a segurança.
Por que os vidros embaçam?
Esse fenômeno ocorre porque quando está chovendo a temperatura interna do carro é maior do que a externa. Esse cenário, somado à respiração dos ocupantes e à falta de ventilação, forma vapor que se condensa nos vidros, ou seja, formando o embaçamento.
Para evitar que isso ocorra, basta adotar algumas dicas simples.
- Assim que começar a chover, ligue o ar condicionado;
- Tenha uma bolsinha com cristais de sílica dentro de seu carro, eles ajudarão na absorção da umidade;
- Mantenha as palhetas do para-brisa sempre em bom estado, ou seja, troque-as sempre que necessário;
- Mantenha o carro e, por consequência, os vidros sempre limpos.
Como desembaçar
Contudo, caso os vidros do carro já estejam embaçados, há algumas técnicas simples que podem ajudá-lo a desembaçar rapidamente.
- Direcione o fluxo do ar-condicionado: com o fluxo de vento batendo diretamente no vidro dianteiro, o embaçamento vai desaparecer em pouco tempo;
- Deixe frestas nos vidros laterais: a ação ajuda na circulação, diminuindo o embaçamento dos vidros e, portanto, melhorando a visibilidade.
- Limpe os vidros com detergente neutro: usar detergente ou mesmo sabonete líquido nos vidros com o auxílio de um pano limpo evita que o vapor de água se concentre nas superfícies, E, atenção, jamais use as mãos para desembaçar o local.