A culpa é do imposto! Carros elétricos terão alta de até R$ 40 mil
Retorno do imposto de importação para eletrificados liga o alerta de montadoras e concessionários especulam aumento.
Até 40 mil mais caro. Pelo menos é esta a projeção dos concessionários para os modelos elétricos sem produção nacional. Este cenário é consequência do retorno do imposto de importação sobre veículos elétricos produzidos em países que não possuem acordo de livre comércio com o Brasil.
A taxação retornará, de forma gradual, a partir do dia 1º de janeiro, tanto pros modelos híbridos quanto elétricos. Inicialmente, o imposto sobre importação vai variar entre 10% e 12%. A taxa estava suspensa desde 2015.
Carros mais caros
O retorno do imposto vem causando alvoroço nas lojas de carros eletrificados. Vendedores, inclusive, afirmam que alguns modelos podem ficar até R$ 40 mil mais caros.
No momento, o que se percebe é uma movimentação por parte do condutor que deseja adquirir um carro elétrico, assim como o retorno do imposto ganhar status de argumento de venda nas concessionárias.
BYD
Diante da eminência de aumento, a BYD se conteve a uma análise mais superficial de cenário. “O que a gente sabe hoje é que, a partir de Janeiro, os elétricos vão aumentar 10% e os híbridos, 12%. A gente recomenda a compra o quanto antes porque, se nosso estoque acabar, mesmo quem comprar em Dezembro vai pagar o imposto – já que o carro só será faturado em Janeiro”, explicou uma das vendedoras, que não acredita que a marca vá retirar o bônus nas próximas semanas.
GWM
Igualmente, nas lojas da GWM, o imposto também virou argumento de venda. Por lá, os vendedores garantem que o tributo já vai atingir integralmente o consumidor final em Janeiro.
Jac Motors
No caso da Jac Motors, seus vendedores foram os únicos a falarem em valores reais. Um dos consultores apontou que o E-JS1, hoje à venda por R$ 126.900 passará a custar R$ 145.900 já no próximo mês, enquanto o E-JS4 saltará de R$ 229.900 para R$ 269.900. Na prática, tais valores são bem superiores aos 10% do imposto de importação, chegando até 17%.
Outras marcas
Tanto as lojas da Caoa Chery quanto da Volvo não souberam afirmar como ficará o preço dos carros a partir de Janeiro. Em ambos os casos, o que diz é que deve ocorrer um ajuste de tabela, mas ainda sem porcentagens ou mesmo valores.
Análise de mercado
Mesmo com este cenário inflado pelos concessionários, é preciso estar atento. Isso porque, não haverá taxação sobre os veículos que já estão no Brasil. Ao que tudo indica, essa alteração de preços não deve ter impacto já em Janeiro. Neste sentido, Ricardo Bastos, presidente da associação de montadoras de carros elétricos (ABVE), explica que o baque será maior em Julho, quando a alíquota do imposto ficará entre 18% e 25%.