A gasolina aditivada realmente faz a diferença no desempenho do motor?
Confira se realmente vale a pena apostar em um combustível mais caro que o convencional nos postos.
Gasolina aditivada é uma opção mais cara oferecida nos postos de combustíveis e que pode trazer alguns benefícios para o motor. No entanto, muita gente entende errado qual é esse real benefício para o veículo.
Por exemplo, muitas pessoas abastecem o carro com gasolina aditivada por entenderem que ela vai deixar o motor mais potente e veloz. No entanto, isso é um grande equívoco, pois não há nenhuma ligação direta.
Contudo, os benefícios desse tipo de combustível vão além para os veículos. Podem, até mesmo, trazer melhorias ainda mais significativas do que o desempenho aprimorado do carro no dia a dia.
Gasolina aditivada para as peças
De acordo com os mecânicos e especialistas, a gasolina aditivada tem o principal objetivo de limpar os bicos injetores. Além disso, ajuda também a conservar as peças do carro por mais tempo.
Então, se um motor rodaria um determinado período com a gasolina comum, poderá durar bem mais com a aditivada. Naturalmente, fica difícil cravar quanto tempo a mais um motor duraria com esse combustível diferenciado.
Mas, para quem gosta de ter o carro sempre inteiro e alinhado, a gasolina aditivada é, de fato, uma sugestão das mais interessantes. No entanto, também é importante ficar de olho no preço dos postos, já que muitos são bem acima do normal e o custo do abastecimento pode ficar mais caro.
Além disso, há postos que oferecem a gasolina aditivada pelo mesmo preço da comum. Neste caso, vale sempre desconfiar se aquele combustível é realmente diferenciado para o veículo.
Combustível diminui poluentes
Outro ponto importante para a gasolina aditivada é a função ambiental dela. Isso porque o uso desse combustível ajuda a manter os níveis de emissão mais baixos, já que o motor vai ficar mais conservado.
Ainda assim, quando se fala neste tipo de combustível, é importante fazer algumas pontuações. Uma delas é sobre o carro recém-saído da fábrica, que já tem as peças e equipamentos novos.
Neste caso, a gasolina aditivada vai fazer bem, mas não é tão necessária, já que o veículo tem pouco tempo de uso. Então, com o passar do tempo, vale a pena apostar nesse tipo de combustível.
Por fim, muitos evitam a gasolina aditivada por conta do preço elevado. No entanto, como ela ajuda a conservar e manter as peças em funcionamento, o motorista e proprietário terá também uma economia significativa na hora de fazer a manutenção do carro, além de minimizar os riscos de maior desgaste do veículo.