'Abrasileirados'! 5 carros que mudaram de nome e sobrenome no Brasil

Alguns modelos famosos receberam nomes novos quando desembarcaram no território brasileiro.

Em cada país, a indústria automotiva possui suas peculiaridades baseadas na cultura, na preferência dos consumidores e em outros fatores. Isso ajuda a explicar por que motivo os carros levam nomes diferentes em muitos mercados.

O Brasil tem algumas singularidades nesse quesito. Muitos modelos que desembarcam por aqui ganham um nome totalmente novo e nem mesmo chegamos a conhecer sua identidade original.

As montadoras asiáticas fazem essa troca com frequência, especialmente as chinesas, mas outros grandes nomes da indústria utilizam a mesma estratégia de “abrasileirar” seus produtos.

5 carros com nomes diferentes no Brasil

A lista de hoje traz cinco carros que tiveram a identidade modificada quando chegaram ao mercado brasileiro. Confira:

1. Volkswagen Nivus

Foto: Divulgação/Volkswagen

Com design atrativo e bom posicionamento no ranking de vendas, o Nivus se tornou um modelo bastante famoso no Brasil. O curioso é que lá fora ele recebe o nome de Taigo, seguindo a tendência da VW de nomear seus SUVs com a letra T no início para facilitar a identificação da carroceria.

2. Chevrolet Tracker

Foto: Divulgação/Chevrolet

Outro caso semelhante de dupla identidade é o do Tracker. Em diversos mercados externos, o SUV leva o nome de Trax. Para complicar ainda mais a situação, o México vende tanto o Tracker quanto o Trax, sendo este último um SUV cupê.

3. Honda ZR-V

Foto: Divulgação/Honda


Completando a lista de SUVs que ganham nomes diferentes, o Honda ZR-V é vendido como HR-V nos Estados Unidos. Por aqui, essa é a nomenclatura de outro carro da montadora. O objetivo, segundo a marca, é atrair a geração Z.

4. BYD Dolphin Mini

Foto: Divulgação/BYD

O carro elétrico mais famoso do país é provavelmente o BYD Dolphin Mini, sobretudo por ser mais acessível. Fora daqui, ele é chamado de Seagull (“gaivota” em tradução para o português). A escolha da BYD foi uma tentativa de pegar carona no sucesso do modelo anterior.

5. Omoda 5

Foto: Divulgação/Chery

Um dos próximos lançamentos no nosso país é o Omoda 5, um SUV-cupê que terá versões elétrica e híbrida. Ele é chamado de C5 na China, mas esse nome pertence a um modelo conhecido da Citroën, então a chinesa resolveu evitar a confusão.

você pode gostar também