Acabou o truque! Novo radar flagra motoristas que dão ‘jeitinho’ para não levar multa
Novos equipamentos instalados em duas cidades brasileiras não dão trégua para quem freia um pouquinho antes.
Um novo equipamento instalado pelas autoridades de trânsito nas vias do país pode acabar com o popular truque dos motoristas de frear o veículo um pouco antes do radar para evitar multas. Esse dispositivo inteligente está em fase de testes em duas cidades e promete revolucionar a forma como os infratores dirigem.
A estratégia que evita multas por excesso de velocidade é eficiente apenas nos radares que fazem a leitura a uma distância menor, mas os novos em funcionamento conseguem detectar a rapidez a uma distância maior.
Esse equipamento inteligente utiliza o efeito Doppler para medir a velocidade dos veículos a até 100 metros de distância, o que significa que não adianta dar uma freada pouco antes de passar por ele. Assim, quando o motorista visualiza o radar, a leitura já foi feita.
Radar mede velocidade a longa distância
Foto: Shutterstock
A operação do dispositivo de medição consiste na emissão de ondas eletromagnéticas contínuas que trocam de frequência quando rebatidas pelos veículos. Com base na diferença das frequências (aumento ou redução), é feita a aferição da velocidade.
Além disso, como a cobertura chega a quatro faixas, não há possibilidade de desvio da frequência.
Esses radares inteligentes são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estão presentes em 24 estados brasileiros, inclusive na cidade de São Paulo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ideia é implementar mais equipamentos nos próximos meses.
Cabe citar que o dispositivo possui outra função importante no combate às infrações. Ele consegue detectar, por exemplo, violações como o sinal vermelho sendo ignorado, conversão proibida, trânsito pela contramão e até o uso do celular ao volante. Sua eficiência é tamanha que até detecta quando o carro para em cima da faixa de pedestres.
Outra grande vantagem frente ao radar tradicional é que os novos dispensam a implantação de itens físicos no asfalto, eliminando a necessidade de obstrução da via para sua instalação e manutenção.