Aconteceu! Volkswagen iniciará produção de carros híbridos no Brasil em 2025
Montadora investirá R$ 16 bilhões até 2028 para desenvolver veículos híbridos no Brasil, com produção começando em 2025.
Em um movimento significativo para a indústria automotiva brasileira, a Volkswagen anunciou que começará a produção de carros híbridos no país a partir de 2025. Esse avanço faz parte de um ambicioso plano de investimento de R$ 16 bilhões até 2028. A planta de São Carlos (SP) será responsável por fabricar o novo motor para esses modelos, enquanto a plataforma MQB Hybrid será desenvolvida em São Bernardo do Campo (SP).
Esses veículos híbridos serão equipados com o inovador sistema eTSI, um híbrido leve de 48 volts que já está presente em diversos modelos da marca na Europa. Com a implementação desse sistema, a montadora alemã busca aumentar a eficiência dos seus veículos no Brasil, oferecendo uma alternativa mais sustentável e econômica. O motor 1.5 TSI Evo, parte fundamental desse projeto, será produzido localmente, substituindo o atual 1.4 TSI.
O compromisso da Volkswagen com a eletrificação de sua linha no Brasil representa uma mudança significativa no mercado automotivo nacional. A expectativa é que esses novos modelos híbridos tragam benefícios tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente, com uma redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.
Detalhes do motor 1.5 TSI Evo
O motor 1.5 TSI Evo, que será produzido no Brasil, traz avanços tecnológicos significativos. Ele faz parte da família EA211, sendo uma evolução do motor 1.4 TSI. Entre suas inovações está o uso de um turbocompressor de geometria variável, que melhora a eficiência do motor, especialmente em baixas rotações.
Funciona no ciclo Miller, permitindo maior eficiência no consumo de combustível. Também possui desativação ativa de cilindros, semelhante às tecnologias usadas por outras montadoras, para otimizar seu desempenho. Na Europa, é homologado para 150 cv e 25,5 kgfm com gasolina, números que podem ser superados na versão flex nacional.
Características do sistema híbrido eTSI
Foto: Divulgação/Volkswagen
O sistema eTSI combina motores turbinados com um sistema elétrico de 48 volts. Este sistema substitui o motor de arranque tradicional por um dispositivo multifuncional que auxilia o motor a combustão, melhorando a eficiência e reduzindo o consumo.
Entre suas funcionalidades, o eTSI pode desligar o motor a combustão em condições de cruzeiro. Com isso, sistemas vitais do veículo continuam operando pelo sistema elétrico. Essa tecnologia oferece vantagens em consumo, comparando-se a híbridos plenos, e supera o sistema de 12 volts da Stellantis.
Expectativas e incertezas sobre os modelos futuros
No Brasil, o sistema eTSI será associado aos motores 1.0 TSI e ao futuro 1.5 TSI. A Volkswagen ainda não definiu se usará o câmbio DSG ou o automático Aisin. A produção do primeiro modelo híbrido ocorrerá em São Bernardo do Campo.
Enquanto não há confirmação sobre qual carro inaugura essa linha, especula-se que o SUV Taos, fabricado na Argentina e previsto para um facelift em 2025, possa ser um dos primeiros a receber o 1.5 TSI Evo. O mercado aguarda com expectativa essas inovações.