Adesivo vira recall milionário (e inusitado) para a Stellantis. Entenda o caso

Convocação inusitada feita pelo grupo automotivo é causada por uma simples etiqueta com informações erradas.

Até o detalhe mais simples em um carro pode ser motivo para uma operação gigante de recall, principalmente quando o item compromete a segurança dos ocupantes. No entanto, um caso recente registrado nos Estados Unidos chamou atenção pelo tamanho – literalmente – do problema.

A Stellantis convocou os donos dos carros Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet para um ajuste após detectar erros em um simples adesivo. Algumas unidades desses modelos receberam a etiqueta errada na fábrica, e por isso seus donos terão que comparecer às concessionárias novamente.

Essa grande dor de cabeça para o grupo aconteceu porque os carros são produzidos na Europa e os adesivos não informam a medida correta dos aros das rodas.

O problema foi detectado pela companhia no dia 26 de fevereiro e motivou o chamado dos proprietários. Segundo a Stellantis, 1.201 unidades precisarão ter as etiquetas trocadas a partir do dia 8 de maio, quando começa a operação.

Apesar da brincadeira sobre o tamanho do item, ele contém informações que podem gerar problemas de segurança e são suficientes para causar um recall. A Agência de Segurança de Trânsito Americana (NHTSA) explicou que a instalação de um aro incorreto pode elevar as chances de um acidente, o que caracteriza o erro como uma falha de segurança.

Recall curioso não é o primeiro

O problema do adesivo motivou não o primeiro, mas o segundo recall curioso da Stellantis nos últimos dias. Há poucas semanas, os donos do Alfa Romeo Tonale e do Dodge Hornet também foram chamados por conta de outro erro em informações, desta vez sobre a capacidade de peso dos modelos.

Um total de 36.093 veículos fabricados entre agosto de 2022 e fevereiro de 2024 estão envolvidos no processo. Felizmente, o chamado não está relacionado a uma questão tão urgente e é voluntário, mas os motoristas devem estar atentos ao peso máximo do seu veículo, mesmo que não queiram trocar a etiqueta.

você pode gostar também