Adeus ao Volkswagen Passat: o sedã também se despede da Europa
A marca alemã anunciou que terminou a produção da versão sedã na fábrica de Emden.
É uma referência dos mais tradicionais do segmento e durante anos foi o mais vendido tanto na América Latina e na Europa. Sua última geração foi uma das mais bem sucedidas de todas.
Infelizmente as tendências de mercado marcaram seu fim. O sedã Volkswagen Passat foi descontinuado no Velho Continente e só continuará sendo vendido na versão Variant.
Sua saída do mercado foi praticamente a crônica de uma morte anunciada. Durante anos, os SUVs afastaram os sedãs do segmento D das preferências do público e as vendas do Passat não pararam de cair, apenas a Variant resiste estoicamente à invasão dos utilitários esportivos.
O fim do sedã Passat foi confirmado pela própria marca, que anunciou o fim da produção na fábrica de Emden, na Alemanha, antes do Natal. Desta forma, a única alternativa que os clientes mais tradicionais é o Arteon, que apesar de se basear na mesma plataforma MQB, levanta uma proposta mais elegante e desportiva, enquanto o Passat sempre optou mais pela sobriedade e elegância.]
Por enquanto, seu lugar ficará vago aguardando sua substituição: não será um produto tradicional, mas um sedã 100% elétrico, parte da gama ID e que já foi fotografado várias vezes durante os testes de amaciamento.
Desenvolvido na plataforma modular MEB, terá uma bateria de até 84 kWh que lhe daria uma autonomia de cerca de 700 quilômetros. Seu nome – pelo menos por enquanto – é Aero-B e será apresentado em 2023.
Em nosso país, o Passat foi descontinuado a algum tempo: restrições de importação e impostos afetaram consideravelmente suas vendas e a marca decidiu priorizar outros produtos mais rentáveis e com maior demanda.