Adeus linha de montagem! Tesla reinventa a produção de carros elétricos com custo 50% menor

Tesla planeja revolucionar produção de carros.

A Tesla, do bilionário Elon Musk, promete revolucionar a linha de produção de veículos nos próximos anos. E, caso isso realmente se concretize, poderá causar a maior mudança na força de produção dos últimos 100 anos.

Atualmente, a empresa já atua com a chamada giga fundição, usando uma peça única, o que já é um diferencial. No entanto, a Tesla agora quer um estilo de montagem totalmente diferente do convencional, a fim de seguir sua linha vanguardista e de sempre tentar se antecipar às tendências futuras.

Essa nova técnica já ganhou o apelido de ‘unboxed’ (feito fora da caixa). Neste caso, vai dispensar a necessidade de se ter um carro em si para fazer a montagem do veículo.

Tesla quer menos tempo de produção

Quando a Tesla colocar sua nova linha de produção em prática, montará novas e diferentes seções. Assim, não será mais necessário ter a adição de peças com uma rolagem da produção.

Na prática, a ideia é que se tenham várias seções simultâneas em diversos pontos da fábrica. No final, junta-se tudo em grandes subconjuntos de peças, formalizando o novo carro.

Essa teoria, que no início parece ser difícil de entender, na prática pode diminuir o tempo de produção. E, o que é mais importante e também o principal objetivo da empresa, é reduzir os custos da produção do carro.

Segundo a própria empresa, a nova ideia de produção poderá exigir um espaço 40% menor que o atual. Isso, no final das contas, além de ter custo menor de produção, também vai resultar em veículos muito mais baratos, atingindo mais pessoas com capacidade de consumo, já que atualmente os carros estão com preços proibitivos para a ampla maioria das pessoas.

Carro elétrico acessível

Agora, a Tesla, de Elon Musk, quer iniciar essa produção revolucionária para o ano que vem. E a ideia é produzir e oferecer um carro totalmente elétrico por US$ 25 mil. Aqui no Brasil, ainda não seria tão barato, já que, convertido em real, seria cerca de R$ 125 mil, mais caro até do que outros elétricos por aqui, sem contar os impostos.

Apesar de tudo isso, a Tesla ainda não deu detalhes sobre essa nova forma de produção de carros. Contudo, se realmente entrar em cena, ajudará a reduzir os custos e poderá tornar os carros elétricos ainda mais acessíveis para o consumidor final, além de aumentar a quantidade de carros menos poluentes.

você pode gostar também