Adeus, Peugeot! Fábrica encerra produção de carros de passeio no Brasil
Veja para onde vai a montadora que fabricava o Peugeot 2008 em nosso país.
A Peugeot e a Citroën estão passando por significativas transformações desde a formação da Stellantis. Na prática, ambas as marcas francesas vivenciaram um período de ascensão, tanto em relação à imagem quanto ao faturamento proveniente das vendas. No entanto, como parte do plano de restrição do grupo, a Peugeot encerrará a produção de carros de passeio no Brasil.
Atualmente, apenas dois modelos são fabricados em solo brasileiro: o 2008 na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, e o Partner Rapid, em Betim, Minas Gerais. A partir de agora, a segunda geração de 2008 será montada na Argentina, na mesma planta industrial que atualmente produz a linha 208.
Porto Real
Com essa mudança, a fábrica de Porto Real terá uma produção exclusivamente dedicada à Citroën. Atualmente, a montadora atua na linha de produção do C3 e C4 Cactus, além do C3 Aircross, que é o novo lançamento da marca.
Em outras palavras, não haverá mais carros de passeio da Peugeot de fabricação brasileira, uma vez que o Partner é um veículo comercial derivado diretamente da Fiat Fiorino. Outros modelos da Peugeot, como o e-208, 3008, e-Expert e o Boxer, também circulam no Brasil, mas todos são veículos importados da Europa.
Fábrica no Brasil
Apesar da mudança na produção para o país vizinho, há rumores de que a Peugeot poderá retomar a fabricação de um modelo só brasileiro. Especula-se a criação do 1008, um SUV compacto menor que o 2008. Este carro teria como foco países com mercados emergentes, como o Brasil, China e Índia.
Em outras palavras, seria uma espécie de Fiat Pulse da Peugeot. Assim, caso a fábrica argentina não consiga absorver a produção, é possível que o novo SUV seja fabricado em Porto Real (RJ) ou até mesmo em Betim (MG).
Por fim, Betim receberá até 2025 a plataforma CMP do 208 e do C3. Esta plataforma servirá como base para a segunda geração do Jeep Renegade, que terá sua produção limitada para a planta da Fiat.