Afinal, qual é melhor: câmbio manual ou automático? Tudo o que precisa saber antes de bater o martelo e decidir
O mercado automotivo oferece as duas opções de câmbio para os motoristas: confira as características de cada um e veja qual se encaixa no seu perfil.
Os carros podem ter câmbio manual ou automático no mercado automotivo. Embora seja mais moderno, o automático não é uma novidade e já existe há muitos anos nos carros.
No entanto, há quem prefira um ou outro modelo e, também, há quem tenha dúvidas. Afinal de contas, o câmbio sempre tem suas peculiaridades, e há quem prefira um determinado modelo.
Além disso, há também a questão financeira, já que os carros com câmbio automático são mais caros. E, para muitos, tornam-se inviáveis de comprar, por isso ficam mesmo com os manuais.
Câmbio automático: vantagens e desvantagens
Primeiramente, o câmbio automático surgiu para dar mais facilidades ao motorista no dia a dia. Neste caso, ele consegue cumprir isso, já que não há necessidade de ficar trocando de marchas na hora de dirigir.
Ainda mais para quem tem pouca experiência na direção, pode ser um interessante diferencial. Além disso, é uma forma de fazer com que o motorista se concentre melhor no volante e não precise se preocupar tanto com as trocas. E é isso que garante o conforto tão desejado.
O câmbio automático tem a desvantagem de uma manutenção mais cara para o carro, sobretudo na troca regular de óleo. Além disso, esse tipo de câmbio faz com que o carro apresente maior consumo de combustível.
Sem contar que, para quem sempre dirigiu com câmbio manual, pode causar um pouco de estranheza, especialmente no início. Muitas vezes, o motorista acaba pisando com o pé esquerdo no lugar da embreagem que já não existe.
E todas essas vantagens e desvantagens também valem para o câmbio CVT. Essa é uma outra variação do câmbio automático.
Câmbio manual: vantagens e desvantagens
A grande vantagem do câmbio manual é o menor custo de manutenção, o que acaba ficando mais atrativo. Mas isso não para por aí.
Muitas vezes, os amantes do volante preferem o câmbio manual para ter um contato direto com o veículo e sentir aquele velho prazer em dirigir, principalmente aqueles que têm mais idade.
Por outro lado, tem a desvantagem do desconforto e da necessidade de mover a alavanca constantemente.
Inclusive, em viagens mais longas, o câmbio manual pode gerar mais cansaço no motorista, especialmente quando precisa dirigir na cidade, com trocas constantes e em trânsito mais intenso.
Enfim, o câmbio manual ou o automático vai depender muito do perfil do condutor. E ambos possuem qualidades e defeitos.