Afinal, quanto tempo leva para carregar um carro elétrico?
O tempo para carregar um carro elétrico depende de muitos fatores, sendo que a recarga pode ser do rápida ou doméstica. Venha entender!
Quanto tempo leva para carregar um carro elétrico? A resposta a essa pergunta depende de diversas variantes. Tamanho da bateria, potência do carregador, a tecnologia da bateria e até mesmo a temperatura ambiente: todos esses fatores influenciam a recarga, desde a super rápida até a lenta e doméstica.
Carregamento rápido
A carga rápida é feita em corrente contínua (DC ou CC), que não depende de conversão, pois baterias acumulam corrente contínua. Por isso, é possível aumentar a entrega de potência e reduzir significativamente o tempo necessário para carregar o veículo. Mas dificilmente passará dos 80% da capacidade da bateria com potência máxima.
Vamos elucidar a explicação para isso. Imagine uma bateria como um copo ou uma garrafa. Em um carregamento rápido, você despeja água rapidamente, mas ao se aproximar do topo, precisa reduzir o fluxo para evitar transbordamento, senão ele não ficará 100% cheio, certo?. É assim que funciona a recarga rápida em corrente contínua (CC).
A temperatura também influencia na potência da recarga rápida: o carro pode limitar a potência entregue pelo carregador quando está muito frio ou muito quente. A temperatura ideal, porém, dependerá da tecnologia usada pela bateria.
Carregadores rápidos no Brasil
- Há carros que aceitam entre 30 kW (Renault Kwid E-Tech) e 270 kW (Porsche Taycan, Audi E-tron GT) em carregadores rápidos, mas poucos são os carregadores que entregam mais de 150 kW;
- Carregam de 10 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos;
- Mais comuns em rodovias, com potências entre 80 e 120 kW.
Carregamento lento
A carga lenta é feita em corrente alternada (AC ou CA), que é a corrente disponível na rede elétrica. Sendo assim, é possível recarregar um carro elétrico em qualquer tomada comum em casa, mas a potência é limitada. Para isso, usa-se os carregadores portáteis, que entregam entre 2 kW (110 V) e 3,5 kW (220 V). Como a entrega de potência é baixa, a recarga demora mais.
Outra possibilidade é a utilização dos carregadores do tipo Wallbox. Eles dependem de instalação elétrica com protetores, e são capazes de usar corrente de até 32A para entregar 7,4 kW (que são os mais comuns) ou instalação trifásica, podendo entregar 11 kW (16A) ou 22 kW (32A).
Como calcular o tempo de recarga?
A conta para ter uma ideia do tempo para a recarga completa da bateria do carro elétrico é a divisão da capacidade da bateria pela potência máxima da recarga.
Por exemplo, o Peugeot e-2008 tem bateria de 50 kW e aceita carga lenta de até 7,4 kW. 50 dividido por 7,4 dá aproximadamente 6,75. Convertendo em horas, a recarga completa levaria 6h45.