Agora só com imposto: marca chinesa esgota estoque de elétricos no Brasil
Demanda por carros elétricos surpreende e presidente da BYD anuncia novas lojas no país.
O mercado de eletrificados brasileiro segue aquecido, surpreendendo a indústria. Tanto que Stella Li, vice-presidente global da chinesa BYD anunciou seis novas lojas no Rio Grande do Sul já no próximo ano. Além disso, o sucesso da marca é tamanho que os estoques estão esgotados.
A expectativa é que os veículos que já foram comprados cheguem ao Brasil até janeiro. Já a fábrica em Camaçari, na Bahia, começa a ser construída em fevereiro, o que deve diminuir questões ligadas ao tempo de entrega dos veículos aos compradores.
Mercado
Em Porto Alegre, por exemplo, o BYD Dolphin sai a R$ 149 mil pela Iesa, uma concessionária exclusiva da marca. Para o próximo ano, a montadora já prometeu uma versão mais acessível, o Dophin Mini.
Em conversa com o Jornal do Comércio, Stella Li explicou que a BYD quer trazer uma mensagem de comprometimento com om mercado brasileiro. Por isso, a vice-presidente afirma que o país tem grande potencial, uma vez que há um ano, o mercado de eletrificados representava apenas 0,8%, enquanto em novembro deste ano já atingiu ao patamar de 3,6%. “As pessoas começaram a acreditar nos carros elétricos, na economia, viram os benefícios da tecnologia ao meio ambiente. E viram que não precisam se preocupar sobre o carregamento, que era algo que gerava ansiedade”, completou.
Demanda
Com todas as expectativas superadas, a marca já não tem mais estoque de carros elétricos no Brasil. Em outras palavras, tal cenário traz confiança para que a BYD invista no país. Inclusive, os modelos que hoje são de importação chinesa, muito em breve passarão a ter produção na Bahia.
Meio ambiente
Segundo cálculos do marketing da BYD, ao dirigir um Dolphin por 15 mil quilômetros por ano, a economia se equivale a 22 árvores. Assim, a vice-presidente destaca que, além de confortável e com preço acessível, escolher um modelo eletrificado da marca traz benefícios ambientais.
Preço
A expectativa da montadora é, inclusive, conseguir fazer com que o preço dos veículos no país se tornem mais acessíveis. Prova disso é que já no próximo ano, a BYD trará ao mercado o Dolphin Mini.
Por fim, Stella Li vê o Brasil como um mercado em ascensão, trilhando um caminho que pode se assemelhar, no futuro, à realidade chinesa. Por lá, a presença dos eletrificados já é de 40% da frota. “Levou 10 anos para chegar ao primeiro 1%. Depois de três anos, passar de 1% para 5%. Em mais dois anos, saltou de 5% para 10% e agora está em crescimento acelerado”, concluiu.