Além do radar: motorista 'apressadinho' agora pode ser punido de outra forma

Deputado propõe substituição dos famosos radares de velocidade por um equipamento mais preciso; entenda.

Os radares são aliados das autoridades no combate ao excesso de velocidade, um dos principais causadores de acidentes de trânsito com mortes. No entanto, esses equipamentos poderão ser substituídos em determinadas áreas caso um novo projeto de lei seja aprovado no Brasil.

O PL 2162/2024, de autoria do deputado Capitão Augusto (PL/SP), estabelece a substituição de radares por lombadas físicas em áreas com limite de velocidade inferior a 60 km/h. Segundo ele, o primeiro equipamento é ineficaz para fazer os motoristas tirarem o pé do acelerador.

Para realizar a troca, será adicionado um trecho ao artigo 61-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para prever que “nas áreas com limite de velocidade inferior a 60 km/h, em que houver risco de acidentes diante da alta velocidade dos veículos, deve ser adotada como medida de segurança a lombada física, sendo vedada a utilização de radares de controle de velocidade nessas circunstâncias”.

Um segundo parágrafo do mesmo artigo determina que o poder público será responsável por desenvolver estudos para identificar as áreas com limite de velocidade inferior a 60 km/h onde há risco de acidentes, objetivando a troca de dispositivos.

Lombada eletrônica é mais eficiente

Capitão Augusto argumenta que os dados de autuações nesses locais demonstram que os radares são ineficazes para forçar a manutenção da velocidade dentro do limite. Muitos motoristas preferem receber a multa a desacelerar, mesmo diante do dispositivo.

“Como a principal finalidade dos radares é a segurança, torna-se necessário adotar medidas mais eficazes para garantir que os condutores reduzam a velocidade nesses locais”, diz o deputado.

Ele afirma que a lombada física é mais eficaz porque “obriga efetivamente os condutores a diminuírem a velocidade”, o que melhora a segurança no trânsito e reduz o risco de acidentes.

As lombadas eletrônicas são instaladas em locais visíveis e utilizam sensores no pavimento da via para identificar a velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada. O número é exibido em um visor e, quando o veículo ultrapassa o limite permitido, uma fotografia é tirada.

O PL para substituição de radares de controle de velocidade por lombadas físicas aguarda despacho na Câmara.

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