Alerta! Golpe do carro sabotado: veja como se proteger de assaltantes

Saiba as novas táticas usadas por assaltantes para abordar motoristas e previna-se de situações que trazem prejuízo financeiro e emocional.

Cada vez mais, as táticas de abordagem de motoristas por parte de assaltantes se tornam mais requintadas. Além do golpe do retrovisor e outras simulações de pequenos acidentes, os bandidos estão com um novo plano para se aproximar de suas vítimas.

Agora, eles também apelam para a sabotagem de carros estacionados. Assim, o motorista se vê obrigado a parar pouco após a partida e os assaltantes têm o cenário perfeito para cometer seus crimes.

Como os bandidos agem

A intervenção feita pelos bandidos varia conforme o acesso que eles têm aos carros. Se forem capazes, por exemplo, de abrir o cofre do motor, podem mexer no sistema de arrefecimento. Afinal, uma mangueira furada ou cortada do radiador fará o carro “ferver” logo adiante.

No entanto, a sabotagem mais frequente envolve as rodas ou pneus dos automóveis. Prova disso é que a Polícia Civil da cidade de São Paulo identificou uma quadrilha que usava manobristas de estacionamento para afrouxar os parafusos de uma das rodas dos veículos dos clientes.

Assim, após o carro deixar o local, a roda se desprende ou começa a fazer muito barulho. Após o condutor estacionar, os assaltantes, que seguiam em outro veículo, fazem o ataque.

Vias públicas

Já nos casos em que os automóveis estão estacionados nas ruas, o mais comum é pneu furado ou esvaziado. Isso porque, ao forçar a troca dos itens estragados, a vítima fica exposta aos ataques dos bandidos. Nesse sentido, a Polícia Militar de São Paulo alerta os condutores a desconfiarem de ajuda de estranhos. O ideal, portanto, é chamar socorro de urgência de sua confiança, seja o seguro do carro ou um mecânico.

Pane seca e mecânica em dia

Apesar de parecer óbvio, sempre que possível evite estacionar em locais públicos. Prefira estacionamentos de confiança. E, para evitar emergências mecânicas, a PM paulista indica manter a manutenção em dia e o tanque com combustível, evitando pane seca. Uma parada inesperada pode fazer com que o condutor se torne alvo fácil.

Ainda assim, caso o problema ocorre, evite ficar parado na rua. Se possível, conduza o carro até um posto de gasolina, comércio, oficina ou mesmo um posto da polícia, ou delegacia. Apesar do risco de estragar o pneu de forma permanente, a ação pode evitar um assalto.

Ao se envolver em uma pequena batida e desconfiar que foi proposital, não estacione o carro. Sinalize para os demais envolvidos no acidente a seguirem você até o posto policial mais próximo.

você pode gostar também