Alô, baixinho: aprenda a escolher a moto ideal para sua estatura

A escolha da motocicleta ideal passa por pontos como tipo de uso, mas também se baseia no porte físico do condutor.

Escolher uma motocicleta exige uma análise complexa que vai desde o preço até o tipo de uso pretendido, passando por questões como o tipo de solo e o consumo médio de combustível de cada modelo. O que muitos se esquecem é que as características físicas do piloto também devem influenciar nessa avaliação.

Assim como roupas e sapatos, as motos possuem tamanhos variados e podem se adequar melhor a diferentes pessoas. Portanto, um veículo mais alto é a opção ideal para um baixinho? A resposta é: depende.

É verdade que a estatura e o peso do condutor podem tornar a condução mais ou menos confortável e segura, assim como as peças de vestuário. Porém, não é exatamente a altura total da moto em si que determina esse conforto e segurança, e sim a altura do assento em relação ao solo.

A escolha da moto ideal

Na hora de comprar um veículo de duas rodas, um piloto de estatura mais baixa precisa levar em consideração a distância do banco em relação ao chão. Quanto menor ela for, mais fácil será se encaixar de forma confortável e segura, bem como manobrar.

Antes de fechar negócio baseado apenas no preço, é importante fazer um teste para verificar se a moto e o corpo se encaixam bem. Outra dica é pensar no tipo de uso que o produto terá, ou seja, se ele será utilizado para ir ao trabalho, passear aos finais de semana ou viajar em uma estrada de chão, por exemplo.

Para um motorista baixinho que roda em uma grande cidade com muito trânsito, onde é preciso parar frequentemente no semáforo, escolher uma motocicleta alta é prejudicial à saúde. Isso porque o esforço de ficar na ponta dos pés durante longos períodos pode provocar cansaço, cãibras e até lesões musculares.

Vale pensar ainda na largura do assento, que pode ser mais fino ou mais largo, o que também pode facilitar ou dificultar o contato do pé com o solo. Se o orçamento está a seu favor, vale a pena investir em um modelo mais equipado, com ajustes para o piloto.

Dito tudo isso, listamos quais são as cinco motos com menor distância entre o banco e o chão: Shineray JET 125SS (CUB), Honda Pop 110i (City), Haojue Chopper Road 150 (Custom), Haojue VR 150 (Scooter) e Haojue Lindy 125 (Scooter).

você pode gostar também