Anote aí: 2 dicas que salvam donos de carros flex no inverno
Carros mais antigos que conservam o tanque de partida a frio podem apresentar dificuldades para funcionar durante a estação.
Estamos oficialmente no inverno no Brasil, e embora o clima na maior parte do país continue ameno, as temperaturas podem cair bastante em alguns estados. Para os donos de carros flex mais antigos, os dias frios significam dor de cabeça para dar partida.
Fazer o veículo funcionar no frio é um problema nos modelos que conservam o tanquinho de partida a frio, que nos carros mais novos dá lugar aos bicos injetores. Ele é preenchido com gasolina, injetada no motor para facilitar a partida quando as temperaturas estão mais baixas e o combustível no tanque principal é o etanol.
Acontece que o álcool é um produto de difícil vaporização, que entra no propulsor em forma líquida, impedindo o motor de pegar apenas com ele.
É por isso que os especialistas sempre recomendam ao motorista abastecer o tanque de partida com combustível, preferencialmente premium.
Como fazer o carro flex pegar no frio?
Foto: Shutterstock
Se você tem enfrentado ou não quer lidar com problemas de partida nas manhãs frias antes do trabalho, a primeira recomendação é verificar se a gasolina presente no tanquinho não está velha demais. Neste caso, a recomendação é substituir o produto por um mais novo e de boa procedência.
Outro problema que impede o funcionamento é a bombinha injetora da gasolina, que pode estar travada. Também pode se tratar apenas um mau contato, que vai impossibilitar a peça de funcionar de maneira adequada.
A segunda dica é verificar o sensor de temperatura da central eletrônica do carro. O sistema de partida a frio só injeta a gasolina para fazer o motor girar mais fácil quando a temperatura está abaixo de 15ºC, portanto, se o equipamento tiver algum problema para realizar essa leitura, a bomba do tanquinho não será acionada.
Uma dica bônus é não insistir em tentar ligar o motor várias vezes consecutivas quando ocorre uma falha ao dar a partida, já que isso pode encharcar as velas. O jeito é desligar o carro, esperar o combustível evaporar e tentar detectar a falha.