ANP recomenda: para a sua segurança, desça da moto ao abastecer
Motociclistas devem descer da moto ao abastecer para evitar acidentes graves, segundo recomendação da ANP.
Recentemente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) emitiu uma recomendação importante para os motociclistas: descer da moto antes de abastecer. Esta medida visa reduzir os riscos de incêndios e explosões em postos de combustíveis, proporcionando mais segurança aos condutores.
Vídeos circulando nas redes sociais mostram situações perigosas em postos de combustível, destacando a urgência dessa recomendação. Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem enquanto os motociclistas permanecem sobre suas motos, o que pode potencializar os riscos.
Especialistas alertam que a presença de vapores de gasolina é suficiente para iniciar um incêndio. A energia eletrostática acumulada no condutor ou na moto pode ser o gatilho para uma faísca, iniciando um incêndio em segundos. Assim, sair da moto ao abastecer é essencial.
Imagem: reprodução
Reforçando os motivos para descer da moto
Conforme foi dito acima, o contato com vapores inflamáveis e a proximidade com fontes de ignição aumentam o potencial de incêndio na hora do abastecimento de motocicletas. Descer da moto reduz a exposição direta e ajuda a evitar perigos.
Além disso, se um incêndio se iniciar, a reação natural de pular da moto pode causar tombos e derramamentos de combustível, aumentando a gravidade do acidente. Descer previamente evita essa reação instintiva.
Condutas adicionais de segurança
Além do ato de descer da moto simplesmente, existem outras ações que podem ajudar a manter a segurança, como:
- Evitar o uso de celulares, pagers e rádios e outros equipamentos eletrônicos;
- Ficar a uma boa distância da moto;
- Não fumar durante o abastecimento;
- Escolher postos confiáveis.
Sempre priorize sua segurança e a dos outros ao abastecer. Escolher postos de combustível confiáveis e seguir essas normas ajudam a prevenir acidentes e manter todos seguros.