Antes do aumento do imposto, BYD importa 5,5 mil carros em navio gigante
BYD traz ao Brasil navio gigante e híbrido com mais de 5 mil veículos eletrificados antes do aumento do imposto de importação.
Na tentativa de escapar enquanto pode do novo imposto de importação, a BYD trouxe ao Brasil pela primeira vez o Explorer No.1, seu navio gigante e híbrido, carregado de veículos eletrificados. Esse movimento ocorre pouco antes do reajuste na alíquota do tributo.
O navio chegou ao Porto de Suape (PE) na última terça-feira (28), carregado com 5.459 veículos híbridos e elétricos importados da China, incluindo dois lançamentos. Os veículos serão vendidos no mercado brasileiro.
O SUV Song Pro e o sedã King, dois híbridos plug-in que serão as próximas novidades da marca no país, estão entre as unidades importadas. Ambos possuem autonomia de cerca de 100 km no modo elétrico.
A BYD estima a venda de 100 mil carros no Brasil até o final de 2023, volume que parece razoável caso os modelos acomodados nos pátios dos portos sejam vendidos ao longo dos próximos meses.
Batizada de operação em Suape, a importação tem por finalidade antecipar a entrada dos veículos eletrificados antes da mudança da alíquota do imposto de importação. Em julho, ela aumentará dos atuais 10% para 18%.
Demanda nacional
O navio gigante da BYD fez sua primeira viagem à América do Sul desde que foi entregue, em janeiro deste ano, no porto de Yantai, na província chinesa de Shandong. A embarcação mede 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura e tem capacidade para transportar até 7 mil veículos.
A viagem a Pernambuco é a segunda do cargueiro e durou 27 dias. Os produtos transportados vão abastecer o mercado nacional e suprir a demanda dos brasileiros por veículos elétricos e híbridos, considerando que a BYD já emplacou mais de 25,5 mil exemplares no acumulado do ano até maio.
O Brasil é o maior mercado para a BYD fora da Ásia, segundo o conselheiro especial da marca, Alexandre Baldy. Atualmente, a montadora está construindo sua primeira fábrica no país, na antiga planta da Ford em Camaçari, na Bahia, e até a metade de 2025, a empresa iniciará a produção em massa de carros em solo nacional.