Antigamente, motorista que estacionava em local errado tinha os pneus furados

Punição alternativa contra o estacionamento irregular era adotada em um município do interior de Goiás.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como conhecemos atualmente foi criado em 1997, mas muito antes disso já havia milhares de veículos circulando pelo país. As soluções para manter o trânsito seguro eram diversas e muito criativas, incluindo as penalidades.

Claudiomir Gonçalves, dono do perfil de Instagram Anápolis na Rede (@anapolisnarede), usa a página para compartilhar histórias, fazer denúncias e contar curiosidades sobre a cidade do interior de Goiás. Em uma postagem recente, ele revelou uma medida inusitada criada pelas autoridades para combater infrações.

Há mais de 50 anos, quando o CTB ainda não regia o trânsito no país, o município criou um jeito incomum de punir os motoristas que estacionavam em local proibido ou de maneira incorreta. A ação foi batizada de “Operação Camilo”.

Estacionamento errado, pneu furado

Uma nota publicada na edição de 22 de março de 1967 do jornal “O Anápolis” anunciou o início da Operação Camilo na cidade goiana. A imagem divulgada no perfil mostra a publicação original, que afirma:

“Veículos que forem encontrados estacionados em locais proibidos ou mal estacionados nas faixas diagonais terão os pneus vazios por parte dos elementos da Inspetoria de Trânsito [IT]”.

Anúncio da Operação Camilo no jornal ‘O Anápolis’. (Foto: Reprodução)

O texto é tão antigo que até a ortografia está diferente, como a palavra pneus, que está grafada como “peneus”.

O pesquisador e dono do blog pessoal Anápolis na Rede conta que não encontrou registros oficiais de quantos motoristas infratores foram penalizados na época, mas diz que a população reprovou a decisão das autoridades.

“Há inclusive um relato no jornal sobre a arbitrariedade da IT. Não existiam leis federais de trânsito ou multas naquela época, como há hoje”, disse Claudomir em entrevista ao Portal6.

Apesar da falta de apoio dos condutores locais, ele destaca que a “regra foi criada pelo chefe da IT, para tentar combater o desrespeito às normas de trânsito, o excesso de velocidade e o estacionamento em locais proibidos, que causavam muitos acidentes”.

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