Aparelhos que prometem ajudar na economia de combustível funcionam ou não?

Dispositivos vendidos sob a promessa de reduzir o consumo de combustível são bastante populares no mercado.

A missão de economizar combustível tem ficado cada dia mais importante para os brasileiros, que precisam reduzir as despesas para conseguir manter o veículo. De olho nessa demanda, algumas empresas criam dispositivos e sistemas para reduzir o consumo de gasolina e etanol.

Alguns aparelhos têm produção industrial, enquanto outros são mais artesanais. Eles têm uma coisa em comum: a promessa de fazer o motorista economizar combustível sem fazer mais nada. Afinal, será que eles funcionam?

Dispositivos para economizar combustível

Para responder à pergunta acima, selecionamos alguns aparelhos testados por publicações especializadas famosas, como a revista Quatro Rodas. Confira as conclusões dos especialistas.

Chip no motor

O Eco Chip é um item de apenas 4 cm que deve ser colado no duto de entrada de ar do motor para, supostamente, melhorar a performance e a economia, além de reduzir a poluição. O produto foi testado em um Nissan Sentra e o resultado foi exatamente o esperado: as médias continuaram as mesmas.

Acendedor de cigarros e OBD2

Outra solução que promete uma redução impressionante no gasto de combustível não diz respeito à parte mecânica do carro, mas sim ao acendedor de cigarros. Há também dispositivos como o Fuelshark e o Carcony, que devem ser instalados na entrada OBD2, local utilizado para recarregar celulares.

Os testes realizados com esses aparelhos foram categóricos: eles não oferecem benefício nenhum. Era de se imaginar, afinal, como um equipamento conectado ao acendedor de cigarros poderia influenciar o consumo de gasolina? Balela!

Vapor de gasolina

Conectado ao TBI ou coletor de admissão, ele injeta vapor de gasolina dentro da câmara de combustão, fazendo com que a sonda Lambda entenda que a quantidade extra de gás tornou a mistura original muito rica. Embora ele realmente seja capaz de reduzir o consumo, o desempenho também cai.

Isso acontece porque o condutor tem como foco a mudança dos números para garantir uma melhor média. No entanto, isso acaba não funcionando, pois reduz a performance do veículo.

Potencializadores

Mais uma enganação para a lista são os potencializadores de combustível, produtos misturados ao tanque para tornar a gasolina ou o etanol mais aditivados, aumentando a economia. Não funcionam.

Hidrogênio

O kit de hidrogênio (HH2 ou HHO) supostamente garante 60% de economia ao injetar hidrogênio na câmara de combustão para ser queimado. O valor do equipamento com a instalação pode chegar a R$ 4 mil, mas, na verdade, ele é uma solução instável e perigosa que pode até aumentar o consumo do carro.

você pode gostar também