Após vários calotes, locadoras de carros endurecem regras para assinantes
Apesar do crescimento no mercado de assinatura de veículos, empresas lidam com um alto nível de inadimplência.
O alto nível de inadimplência no Brasil tem prejudicado as empresas de veículos por assinatura, que já começam a tomar atitudes mais severas para se proteger do prejuízo. Uma das decisões tomadas pela maioria das locadoras é tornar as cláusulas dos seus contratos mais restritas.
Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 78,8% das famílias brasileiras tinham dívidas a vencer em junho de 2024. Desse total, 47,6% dos débitos estavam em atraso por mais de 90 dias, o patamar mais alto do ano.
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) reportou um crescimento de 31,2% no mercado de assinaturas de veículos no ano passado, de 121 mil para 160 mil carros locados.
Ao lado desse avanço, vem também a alta na inadimplência, conforme estudo da plataforma de assinatura byecar.
Regras mais restritas para alugar carros
Segundo Milton Walsinir, CEO da byecar, uma das novas medidas é a exigência de cadastro de cartão de crédito e comprovação de renda mais profunda.
“Estamos adotando medidas para garantir a segurança financeira das nossas operações”, diz.
O Marco Legal das Garantias, lei aprovada em 2023, autoriza o uso de um mesmo bem como garantia em mais de uma operação de crédito, o que amplia a segurança jurídica para os credores. Tudo isso dificulta a contratação de serviços pelos consumidores com restrições no CPF, inclusive o aluguel de veículos.
Ainda assim, a Serasa afirma que o público negativado ainda consegue alugar um carro mesmo com a adoção de análises de crédito mais criteriosas, desde que outras exigências sejam atendidas. No entanto, os clientes realmente enfrentam mais dificuldade.
Um motorista de aplicativo que ficou desempregado durante a pandemia relata que precisava de um carro para trabalhar e só conseguiu o veículo porque cumpria outros critérios impostos pela locadora.
Porém, mesmo pagando corretamente pelo serviço, não conseguiu ter o cadastro aprovado para trocar de carro.
Foto: Shutterstock
Tecnologia contra inadimplência
Algumas locadoras têm usado a tecnologia a seu favor contra a inadimplência. Nos Estados Unidos, um equipamento conhecido como “caixa preta” pode travar a ignição do veículo se o pagamento da assinatura não for realizado.
Esse dispositivo se conecta à central de gerenciamento eletrônico do carro e também consegue rastrear o produto, facilitando a localização do automóvel para uma eventual busca e apreensão.
Por aqui, ele já começou a ser utilizado por algumas locadoras, como a IturanMOB, que tem cerca de 3.400 veículos equipados com ele.
“As locadoras têm o direito de instalar esses dispositivos, desde que a existência deles seja claramente informada ao consumidor e que não coloquem em risco a segurança. Tem que ser algo que trave o funcionamento, mas não durante o deslocamento”, diz Roberto Pfeiffer, procurador associado da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo/APESP e especialista em Direito do Consumidor.