Aposentadoria oficial: 6 carros que saíram de linha em 2023 e não voltam mais
Carros famosos com anos de produção e até modelos mais novos foram retirados das linhas de grandes marcas no último ano.
A renovação da linha é um processo comum em qualquer montadora de veículos para manter o bom volume de vendas e atualizar projetos e tecnologias ultrapassadas. Modelos são retirados do portfólio das marcas praticamente todos os anos, e em 2023 não foi diferente.
No ano passado, ao menos sete carros deixaram de ser vendidos e já não estão disponíveis nas concessionárias das marcas, embora algumas unidades ainda possam ser encontradas por aí. A lista dos aposentados inclui nomes famosos com anos de história, mas também tem modelos mais novos que sumiram muito rapidamente.
6 carros que saíram de linha em 2023
Seja a título de curiosidade ou para tomar uma decisão bem informada no momento da compra, é importante conhecer os automóveis que estão fora de linha. A seguir, listamos sete modelos que deixaram o Brasil em 2023:
1. Chevrolet Cruze
Mais uma dupla de hatch e sedã eliminada pela montadora, o Cruze já havia sido descontinuado nos Estados Unidos, no México e na China. Ele era produzido apenas na Argentina, mas foi deixado de lado para que a fábrica do país vizinho pudesse se concentrar no SUV Tracker.
2. Renault Captur
Foto: James Hime/Shutterstock
O volume de vendas do modelo, que já não era dos melhores no Brasil, ficou ainda pior após a guerra na Ucrânia, quando começaram a faltar componentes importados da Rússia. A decisão da montadora foi aposentar o Captur.
3. Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Foto: Jonathan Weiss/Shutterstock
A dupla alemã estreou no país em 2022 e 2023, nessa ordem, mas sua presença durou pouco por aqui. O motivo é o fim da produção de ambos os modelos nos Estados Unidos.
4. Kia Cerato
Foto: Tikhomirov Sergey/Shutterstock
As míseras 14 unidades vendidas no primeiro semestre do ano passado não foram suficientes para convencer a montadora a manter o Cerato na linha. Mais uma baixa para o mercado.
5. Chevrolet Camaro
Foto: Artistic Operations/Shutterstock
O icônico esportivo saiu da linha de montagem em dezembro e, desde então, está morto. A decisão da General Motors de aposentar o Camaro sem apresentar um sucessor está ligada ao foco do grupo na produção de veículos eletrificados.
6. Jaguar F-Type
Foto: Sue Thatcher/Shutterstock
A marca de luxo eliminou o esportivo da linha após anos de produção para se concentrar nos elétricos. Antes disso, lançou uma série limitada do modelo para homenagear seu fim de vida, a F-Type 75.