Aposta ousada da Toyota: Yaris Cross híbrido chega com preço de SUV médio
Toyota lança o SUV híbrido flex Yaris Cross em pré-venda de 8.500 unidades.
Poucas montadoras conseguem virar a maré tão depressa quanto a Toyota. Depois de enfrentar o apagão causado pela tempestade em Porto Feliz, São Paulo, a empresa precisou adiar o lançamento do Yaris Cross, mas correu contra o tempo e reverteu a situação.
A resposta rápida, em menos de um mês, abriu caminho para a estreia do primeiro SUV híbrido flex full do país, já acompanhado de um lote inicial em pré-venda.
O modelo nasce com a ambição de unir economia e comodidade, ainda que avance para uma faixa de preço que disputa atenção com SUVs médios. A estratégia combina quatro versões, dois conjuntos mecânicos e uma política de reserva que protege o valor para quem entrar primeiro.
Com o lançamento, a marca tenta equilibrar inovação com previsibilidade ao consumidor.
Pré-venda e preços
A pré-venda contempla 8.500 unidades e exige sinal de R$ 20 mil, mas garante os valores de lançamento para os compradores. Além disso, a Toyota afirma que, inicialmente, os motores serão importados.
As concessionárias devem receber os primeiros carros a partir de fevereiro de 2026. Confira a tabela de preços:
- Toyota Yaris Cross XRE — R$ 161.390
- Toyota Yaris Cross XRE Hybrid — R$ 172.390
- Toyota Yaris Cross XRX — R$ 178.990
- Toyota Yaris Cross XRX Hybrid — R$ 189.990
Durante o lançamento, a imprensa teve contato com o veículo, mas sem test-drive. Ainda assim, a Toyota pretende oferecer condução antes da chegada às concessionárias.
Yaris Cross: conjunto mecânico e consumo
O Yaris Cross oferece duas propostas de propulsão e quatro versões. Nas opções a combustão XRE e XRX, o 1.5 flex entrega 122 cv e 15,3 kgfm. Já as híbridas XRE Hybrid e XRX Hybrid somam 111 cv de potência combinada e 14,4 kgfm do motor elétrico; entretanto, o torque combinado não foi divulgado.
Os números de eficiência reforçam o apelo do híbrido flex, especialmente em uso urbano. Ainda assim, o 1.5 flex mantém médias competitivas para a categoria. Veja os dados declarados pela marca em diferentes cenários de combustível e ciclo.
| Versão/Combustível | Ciclo | Consumo (km/l) |
|---|---|---|
| Yaris Cross Hybrid, gasolina | Cidade | 17,9 |
| Yaris Cross Hybrid, gasolina | Estrada | 15,3 |
| Yaris Cross Hybrid, etanol | Cidade | 13,2 |
| Yaris Cross Hybrid, etanol | Cidade | 10,7 |
| Yaris Cross 1.5 Flex, gasolina | Cidade | 12,6 |
| Yaris Cross 1.5 Flex, gasolina | Estrada | 14,3 |
| Yaris Cross 1.5 Flex, etanol | Cidade | 8,8 |
| Yaris Cross 1.5 Flex, etanol | Estrada | 10,2 |
Projeto e dimensões
No chassi, a Toyota combina suspensão independente no eixo dianteiro com eixo de torção, molas helicoidais e barra estabilizada atrás. Em medidas, o SUV tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.
O porta-malas acomoda 391 litros nas versões híbridas e 400 litros nas demais, o que favorece famílias e viagens curtas. Além disso, o tanque tem 36 litros para híbridos e 42 litros nas configurações a combustão, equilibrando autonomia e peso.
Equipamentos e pontos de atenção
Desde as versões de entrada, o Yaris Cross oferece chave presencial, ar-condicionado digital, central multimídia de 10″, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Além disso, a lista inclui câmera 360º, que amplia a segurança em manobras, sobretudo em áreas urbanas.
Alguns detalhes destoam do preço, que beira R$ 200 mil na configuração mais cara. Por exemplo, apenas o vidro do motorista tem função one touch. A câmera 360º exibe baixa resolução e, ainda, o carregador por indução não possui ventilação, podendo aquecer o aparelho.