Aposta ousada da Toyota: Yaris Cross híbrido chega com preço de SUV médio

Toyota lança o SUV híbrido flex Yaris Cross em pré-venda de 8.500 unidades.

Poucas montadoras conseguem virar a maré tão depressa quanto a Toyota. Depois de enfrentar o apagão causado pela tempestade em Porto Feliz, São Paulo, a empresa precisou adiar o lançamento do Yaris Cross, mas correu contra o tempo e reverteu a situação.

A resposta rápida, em menos de um mês, abriu caminho para a estreia do primeiro SUV híbrido flex full do país, já acompanhado de um lote inicial em pré-venda.

O modelo nasce com a ambição de unir economia e comodidade, ainda que avance para uma faixa de preço que disputa atenção com SUVs médios. A estratégia combina quatro versões, dois conjuntos mecânicos e uma política de reserva que protege o valor para quem entrar primeiro.

Com o lançamento, a marca tenta equilibrar inovação com previsibilidade ao consumidor.

Pré-venda e preços

A pré-venda contempla 8.500 unidades e exige sinal de R$ 20 mil, mas garante os valores de lançamento para os compradores. Além disso, a Toyota afirma que, inicialmente, os motores serão importados.

As concessionárias devem receber os primeiros carros a partir de fevereiro de 2026. Confira a tabela de preços:

  • Toyota Yaris Cross XRE — R$ 161.390
  • Toyota Yaris Cross XRE Hybrid — R$ 172.390
  • Toyota Yaris Cross XRX — R$ 178.990
  • Toyota Yaris Cross XRX Hybrid — R$ 189.990

Durante o lançamento, a imprensa teve contato com o veículo, mas sem test-drive. Ainda assim, a Toyota pretende oferecer condução antes da chegada às concessionárias.

Yaris Cross: conjunto mecânico e consumo

O Yaris Cross oferece duas propostas de propulsão e quatro versões. Nas opções a combustão XRE e XRX, o 1.5 flex entrega 122 cv e 15,3 kgfm. Já as híbridas XRE Hybrid e XRX Hybrid somam 111 cv de potência combinada e 14,4 kgfm do motor elétrico; entretanto, o torque combinado não foi divulgado.

Os números de eficiência reforçam o apelo do híbrido flex, especialmente em uso urbano. Ainda assim, o 1.5 flex mantém médias competitivas para a categoria. Veja os dados declarados pela marca em diferentes cenários de combustível e ciclo.

Versão/Combustível Ciclo Consumo (km/l)
Yaris Cross Hybrid, gasolina Cidade 17,9
Yaris Cross Hybrid, gasolina Estrada 15,3
Yaris Cross Hybrid, etanol Cidade 13,2
Yaris Cross Hybrid, etanol Cidade 10,7
Yaris Cross 1.5 Flex, gasolina Cidade 12,6
Yaris Cross 1.5 Flex, gasolina Estrada 14,3
Yaris Cross 1.5 Flex, etanol Cidade 8,8
Yaris Cross 1.5 Flex, etanol Estrada 10,2

Projeto e dimensões

No chassi, a Toyota combina suspensão independente no eixo dianteiro com eixo de torção, molas helicoidais e barra estabilizada atrás. Em medidas, o SUV tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.

O porta-malas acomoda 391 litros nas versões híbridas e 400 litros nas demais, o que favorece famílias e viagens curtas. Além disso, o tanque tem 36 litros para híbridos e 42 litros nas configurações a combustão, equilibrando autonomia e peso.

Equipamentos e pontos de atenção

Desde as versões de entrada, o Yaris Cross oferece chave presencial, ar-condicionado digital, central multimídia de 10″, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Além disso, a lista inclui câmera 360º, que amplia a segurança em manobras, sobretudo em áreas urbanas.

Alguns detalhes destoam do preço, que beira R$ 200 mil na configuração mais cara. Por exemplo, apenas o vidro do motorista tem função one touch. A câmera 360º exibe baixa resolução e, ainda, o carregador por indução não possui ventilação, podendo aquecer o aparelho.

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